BNDES investe R$ 1,9 bi em saneamento básico

Montante é 118% maior que o destinado a projetos do mesmo setor em 2013

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES) financiou, em 2014, 13 projetos de saneamento básico com valor total R$ 1,9 bilhões. De acordo com o banco, o valor é 118% maior que o investindo em 2013, quando R$ 869,3 milhões foram destinados a seis projetos do mesmo setor.

Em oito anos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o BNDES contratou R$ 16,4 bilhões para projetos de saneamento básico. Deste montante, R$ 6,5 bilhões foram destinados a projetos selecionados por instruções do Ministério das Cidades no PAC 1 e 2.

A estimativa do banco é que, entre 2007 e 2014, cerca de 4 milhões de brasileiros foram beneficiados com inclusão de serviços de abastecimento de água e 5,4 milhões, com esgotamento sanitário.

O mais recente investimento do BNDES em saneamento é o o financiamento no valor de R$ 30,2 milhões no município de Votorantim (SP). O projeto será executado pela concessionária Águas de Votorantim, do grupo Águas do Brasil. A meta é alcançar 100% de abastecimento de água, 99% e 97%, respectivamente, de esgoto coletado e tratado, até 2016.

A falta de esgotamento provoca doenças evitáveis. Dados da Organização Mundial da Saúde informam que 80% das doenças e 65% das internações hospitalares podem ser evitadas com saneamento básico. Dados do Instituto Trata Brasil, a cada R$ 1 investido em saneamento, R$ 4 são economizados em saúde.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do BNDES