Boletim 100 – Comitê em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 29/05/2018 – 21h30

Arte Agência PT

Boletim - Direto de Curitiba!

1 – Mais de 300 intelectuais de todo o mundo assinaram um manifesto pela libertação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Entre os signatários, há nomes como Angela Davis, Boaventura de Souza, Leonardo Padura, Slavoj Žižek e Thomas Piketty. No manifesto, os intelectuais afirmam que Lula é um preso político e pedem para a comunidade internacional tratá-lo desta forma. Na petição, qualificam o processo do tríplex de “kafkiano” e criticam a conduta do juiz Sérgio Moro, que “escolheu o réu e, atuando como investigador, promotor e juiz, condenou-o por ter cometido ‘atos de ofício indeterminados de corrupção’.” Leia mais clicando aqui.

2 – Após ser barrada pela Justiça no mês passado, a comissão externa da Câmara dos Deputados formada para inspecionar as condições do aprisionamento político de Lula pôde finalmente visitar o ex-presidente em Curitiba, após decisão do Supremo Tribunal Federal. Lula disse estar muito preocupado com o desabastecimento de combustível, alimentos e medicamentos que atinge algumas partes do País. Disse que está mais preocupado com quem está do lado de fora de seu cárcere político do que consigo. A Comissão é composta por parlamentares do PT, PCdoB, PSB, PDT e Avante.

3 – O coordenador da comissão, deputado Paulo Pimenta (PT), ressaltou que Lula segue confiante de que sua prisão será revertida, assim que analisado nas instâncias superiores o mérito do processo que arbitrariamente o condenou à prisão. Também estavam na comitiva os deputados Benedita da Silva (PT/RJ) , Jandira Feghali (PCdoB/RJ), José Mentor (PT/SP), Odorico Monteiro (PSB/CE), Orlando Silva (PCdoB/SP), Silvio Costa (Avante) e Weverton Rocha (PDT/MA).

4 – A Vigília #LulaLivre, situada nos arredores da sede da Polícia Federal no Paraná, seguirá em plena atividade até que ocorra a libertação de Luiz Inácio Lula da Silva, preso político em Curitiba. No último dia 28, decisão proferida por um juiz de primeira instância determinou que seja desconsiderado um acordo público firmado entre todas as partes envolvidas para que a vigília permanecesse democraticamente pelo tempo necessário no local. Mas o presidente estadual do PT do Paraná, Dr. Rosinha, já disse que irá recorrer da decisão no Tribunal de Justiça do Paraná para que os acordos firmados e a lei nacional permaneçam válidas no local.

Boletim 100 – Comitê em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 29/05/2018 – 21h30

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast