Boletim 539 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 12/8/2019 – 493 dias de resistência – 20h

Arte Agência PT

Boletim - Direto de Curitiba!

1. Em mensagem, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva parabenizou Alberto Fernández e Cristina Kirchner pela vitória contra o ultraliberal Maurício Macri nas eleições primárias da Argentina realizadas no domingo (11). “É preciso dar esperança ao povo, trazer dias melhores e cuidar de quem mais precisa”, disse Lula. Em julho, o ex-presidente recebeu a visita de Fernández, que fez questão de vir ao Brasil prestar solidariedade e denunciar a prisão política a qual o ex-presidente está submetido desde 7 de abril de 2018. Saiba mais: https://pt.org.br/lula-parabeniza-fernandez-kirchner-pelo-resultado-das-primarias-na-argentina/

2. Um grupo de personalidades internacionais aderiu ao abaixo-assinado pela libertação do ex-presidente Lula. A lista de assinatura já conta com nomes como o ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, o economista chileno Carlos Ominami, o ex-chanceler da Argentina Jorge Taiana, o ex-primeiro-ministro italiano Massimo d’Alema, o linguista e filósofo Noam Chomsky, o ex-ministro das Finanças da Grécia Yanis Varoufakis, o ex-secretário-geral da Anistia Internacional Pierre Sané, a líder do movimento alter-globalização, a indiana Vandana Shiva, o eurodeputado Roberto Gualtieri e o ex-diretor-geral da FAO José Graziano da Silva. Leia mais: https://pt.org.br/personalidades-internacionais-assinam-abaixo-assinado-pela-liberdade-de-lula/

3. Na celebração do Dia dos Pais, no domingo (11), o ex-presidente Lula foi homenageado com uma canção dedicada a ele por servidoras e servidores públicos municipais de 16 estados que estavam reunidos em Curitiba para tratar do Plano de Lutas 2019/2020 da categoria. Uma delegação foi à Vigília Lula Livre para entoar a música “Lula livre é o nosso mote”, escrita pelo secretário de Igualdade Racial da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal ( Confetam/CUT), Paulo Freitas, em parceria com Alexandre Valença. Leia a letra: https://pt.org.br/no-dia-dos-pais-servidores-municipais-presenteiam-lula-com-musica/

4. Nesta segunda-feira (12), a Vigília Lula Livre entoou a saudação “Boa Tarde, Presidente Lula!” com a participação da Brigada da Região Norte do Paraná. Após a atividade, o grupo realizou uma roda de conversa sobre agitação e propaganda com oficina de materiais para as manifestações que vão ocorrer em todo país nesta terça-feira (13) em defesa da educação e da Previdência Social pública e contra a retirada de direitos patrocinada pelo governo de extrema direita Jair Bolsonaro (PSL). Assista: http://bit.ly/2KtFd6h

5. No final da tarde, após a roda de conversa, houve a estreia do documentário “A Contra República de Curitiba”, de Carlos Pronzato. O filme se propõe a investigar os impactos das ações da chamada “República de Curitiba” na política nacional. Por meio de depoimentos, a obra engloba os governos petistas, a força-tarefa da Lava Jato, o golpe de 2016 e os recentes vazamentos de conversas criminosas entre o ex-juiz Sérgio Moro e o procurador Deltan Dallagnol.

Boletim 539 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 12/8/2019 – 493 dias de resistência – 20h