Brasil irá presidir Conferência Regional sobre Desenvolvimento da AL e Caribe

6º encontro será realizado no país em 2025 com objetivo de fortalecer a cooperação internacional e combater a pobreza e a desigualdade em uma região marcada por desafios socioeconômicos

foto: Ricardo Stuckert

Lula e Wellington Dias: o combate às desigualdades no centro da agenda de integração latino-americana

Um marco histórico do governo Lula destaca globalmente o Brasil na luta pelo desenvolvimento sustentável e no combate à fome. O país foi escolhido para sediar e presidir a VI Conferência Regional sobre Desenvolvimento Social da América Latina e Caribe atividade da Comissão Econômica para América Latina e Caribe (Cepal) em 2025. 

Os representantes foram apresentados pelo ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, durante a V Cepal, que aconteceu nesta terça-feira (3), em Santiago, no Chile.

O ministro enfatizou a importância da cooperação internacional e a necessidade de um pacto entre os países da região para enfrentar os desafios da fome e da desigualdade. “A Conferência Regional de Desenvolvimento Social da Cepal é um espaço de cooperação entre os ministérios de desenvolvimento social dos países da América Latina, visando promover cada vez mais a inclusão social”, afirmou.

Projeções

Segundo levantamento da Cepal, aproximadamente 32% da população da América Latina e Caribe (201 milhões de pessoas) estava em situação de pobreza e 13% em situação de extrema pobreza no final de 2022.

Com esse cenário, a necessidade de ação conjunta se torna ainda mais urgente. A Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe, uma das cinco comissões regionais das Nações Unidas, desempenha um papel vital nesse processo, promovendo o desenvolvimento econômico e social da região por meio de análises econômicas, pesquisas, assistência técnica e cooperação entre os países integrantes. 

Ao assumir a responsabilidade de sediar e liderar a VI Cepal em 2025, o Brasil demonstra seu compromisso com a cooperação internacional e a busca de soluções concretas para os desafios sociais e econômicos que afetam a América Latina e o Caribe. 

A conferência não apenas fortalecerá a solidariedade regional, mas também reforçará o protagonismo do Brasil no combate à fome com Lula na presidência, além do papel da Cepal como um agente catalisador na promoção de um desenvolvimento inclusivo e equitativo em toda a região.

Da Redacão, com informações do MDS

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast