Brasileiro assume vice-presidência do banco dos Brics

Economista, professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), Paulo Nogueira Batista Júnior deixa o FMI para ser membro do grupo que organizará criação da instituição

O economista brasileiro Paulo Nogueira Batista Júnior assumirá a vice-presidência do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), do grupo de países Brics. A nomeação será feita em julho, quando terá início o período de pré-administração da instituição, com sede em Xangai, na China. O anúncio foi feito pelo Ministério da Fazenda, por meio de nota divulgada nessa terça-feira (9).

As atividades do NBD só serão formalmente instituídas, no entanto, a partir de janeiro de 2016, conforme cronograma definido pelo acordo de criação formalizado no sexto encontro de cúpula entre Brasil, Rússia, Índia, China e Africa do Sul, realizado em 15 de julho de 2014, em Fortaleza.

Ficou definido também que o primeiro presidente do banco será indiano e que cada país será representado por um vice-presidente. O banco tem como principal finalidade financiar projetos de infraestrutura e desenvolvimento não só nos cinco países membros como também em outras nações, em especial pobres e emergentes.

O banco surgiu como aposta de alternativa aos meios convencionais e tradicionais de financiamento internacional, representados principalmente pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Clube de Paris.

O Ministério da Fazenda informou que Batista se desligará de suas atividades como diretor-executivo no FMI, para o qual foi indicado em 2007, nos próximos dias, seguindo de mudança para Xangai. A pré-administração da qual será membro terá o papel de preparar a criação do NBD.

De acordo com o ministério, Batista foi um dos representantes brasileiros na elaboração dos acordos de criação da instituição que agora vai fazer parte. O capital inicial do banco será de US$ 50 bilhões – US$ 10 bilhões para cada um dos fundadores. Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) poderão não só ser tomadores de empréstimos como associarem-se à instituição.

A sétima cúpula do Brics está agendada para os dias 9 e 10 de julho, na cidade de Ufa, capital da república do Barcortostão, localizada 1,4 mil quilômetros a leste de Moscou, capital da Rússia. A cúpula reúne os presidentes dos países membro do grupo.

A sigla Brics é formada pelas iniciais dos países que constituem o grupo econômico criado em abril de 2011 pelas principais nações emergentes do planeta. Os Brics reúnem 2,9 milhões de habitantes ou 42% da população mundial, superior a 7,2 bilhões de habitantes.

Por Márcio de Morais, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast