Cantalice: A hora e a vez do PT

Em artigo, o dirigente do PT e da Fundação Perseu Abramo rebate tese de que o PT está isolado. “Na verdade, doa a quem doer, o partido é e continuará sendo protagonista na vida política nacional”, adverte

Lula Marques

Alberto Cantalice

Alberto Cantalice

 

O Partido dos Trabalhadores nestas eleições de 2020, à despeito dos “articulistas” e dos adversários que vaticinavam um pretenso “fim do PT”, ressurge mais forte. Esse prenúncio já tinha se projetado no pleito passado. Nas eleições de 2018, com o seu principal líder – Lula- preso e impedido de disputar, lançou Fernando Haddad na undécima hora e conseguiu ir ao segundo turno.

A grande votação de Haddad, a eleição da maior bancada na Câmara e o maior número de governadores eleitos já eram um prenúncio de ressurgimento. Só a mídia empresarial não viu. A cantilena preconceituosa não cessa: “o PT está isolado”, “ninguém quer estar com o PT”, “o PT não se renova”, “O PT é exclusivista”. Na verdade, doa a quem doer, o partido é e continuará sendo protagonista na vida política nacional.

Partido nascido nas bases populares, enfrentou desde o seu nascedouro todo tipo de estigmatização. Perseverou, se consolidou como alternativa e venceu. Nunca na história brasileira uma força política de esquerda e progressista chegou tão longe. Mesmo o PCB, nos áureos tempos da legalidade, em 1945, quando elegeu Prestes senador da República, e 14 deputados federais. Apesar de mostrar força, não conseguiu firmar-se como alternativa e viu sua proscrição ser aprovada sem resistência.

Como qualquer força viva e atuante, o PT cometeu erros em sua trajetória. Nos anos de governo central, ao passo que crescia eleitoral e organicamente, enfrentava um processo célere de burocratização e institucionalização de suas instâncias diretivas. Não é sem razão as críticas de vários segmentos do campo popular sobre o abandono das periferias e um certo descolamento do PT de suas bases originárias: os bolsões dos grandes centros urbanos.

A ilusão com o republicanismo das instituições e a falta de um verdadeiro projeto de reforma política estão na raiz dos males que advieram e que ocasionou a derrubada de Dilma no célebre Golpe de 2016.

Correlação de forças

A eleição de Bolsonaro e a destruição das conquistas sociais demonstraram o descompromisso dos setores elitistas que dominam a vida nacional com as carências do povo. O verdadeiro retrocesso democrático necessita de  um enfrentamento vigoroso. Exige o fortalecimento da correlação de forças em favor das camadas populares. Para isso serve sobremaneira as eleições de 2020.

A nitidez popular de grande parte de suas candidaturas nas capitais e em outros grandes centros urbanos demonstram um resgate dessas tradições populares. De norte a sul do país os candidatos e candidatas petistas e progressistas vêm vencendo o ceticismo de muitos e crescendo nas pesquisas.

Pela primeira vez, em muito tempo, o partido lança um candidato oriundo das periferias paulistanas: Jilmar Tatto e relança Benedita da Silva no Rio de Janeiro, lugar onde o PT enfrentava e enfrenta um grande revés. O fato de apresentar mais de 32 mil candidatas e candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador, em grande parte do território nacional, é alvissareiro.

É surpreendente (para os céticos e os adversários) que, depois de enfrentar a perseguição midiático-judicial que quase dizimou o partido em 2016, o Partido dos Trabalhadores pudesse mostrar tamanha resiliência. O momento é de consolidação. O papel da militância e dos simpatizantes é de fortalecer e amplificar as vozes das nossas candidaturas.

O crescimento de nosso candidato em São Paulo é sem dúvidas o prenúncio de que a nação petista começa a despertar. E isso é fundamental. Não nos deixemos enganar: o fortalecimento do PT representa o enfraquecimento de Bolsonaro, dos bolsonaristas e de suas pautas. A eleição de 2020 é a porta de entrada  de 2022.

  

Dirigente do PT e Diretor da Fundação Perseu Abramo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast