Caravana de Lula pelo Nordeste vira filme: “O Povo Pode”

“É um filme através de Lula. Um filme captado e inspirado no olhar do ex-presidente”, explica diretor do filme Max Alvim

Ricardo Stuckert

Não há qualquer impedimento legal para que este homem concorra novamente ao cargo máximo da República

As transformações sociais do Brasil na perspectiva do povo que nele habita. Essa é a proposta do filme “O povo pode”, realizado por um grupo de cineastas e jornalistas independentes, que acompanhou de perto a caravana do Lula pelo Brasil na região do nordeste, que deve estrear no dia 1º de maio, Dia Internacional dos Trabalhadores.

Baseado em uma fala do ex-presidente Lula, que disse representar “o que o povo pode”, o filme percorreu as 56 cidades do Nordeste brasileiro que a Caravana “Lula pelo Brasil” visitou em agosto de 2017.

“‘O povo pode’ foi uma iniciativa original da TVT (TV dos Trabalhadores), que  entendeu que era preciso registrar a caravana, não só pelo momento que vivemos, mas pela característica que é a liderança do Lula e esse momento histórico”, explica o cineasta e diretor da obra, Max Alvim.

“É um filme através de Lula. Um filme captado e inspirado no olhar do ex-presidente. A gente ao longo dos 20 dias da caravana foi buscando personagens, brasileiros e brasileiras, que pudessem identificar essa relação que o Lula tem com o povo”, esclarece o diretor.

O portal da CUT fez uma entrevista especial com Max, que falou mais detalhes sobre a caravana, o filme e sobre a campanha de financiamento para o filme.

Ele ressalta que os ataques à democracia e a feroz perseguição ao presidente Lula dificultam a arrecadação de recursos privados e fala sobre a campanha para arrecadar recursos com o objetivo de finalizar o “O povo pode”.

CUT: O que motivou a realização do filme “O povo pode”?

Max Alvim: ‘O povo pode’ foi uma iniciativa original da TVT (TV dos Trabalhadores), porque se percebeu a dimensão da caravana do Lula, não só pelo Nordeste, mas pelo Brasil. A TVT entendeu que era preciso registrar. Não só pelo momento que vivemos, mas pela característica que é a liderança do Lula e esse momento histórico. Como é uma operação grande fazer um longa metragem para cinema, com Lula em movimento, em 58 cidades em 20 dias, a gente acabou construindo um corpo de parceiros para poder dar conta desta tarefa. O filme é uma produção da TVT, com o Instituto Alvorada, de Brasília, e mais minha produtora, o Canal i produções.

Quais foram os critérios para escolha das histórias que serão narradas no filme?

Quando a gente começou a bolar o que seria esse filme, a gente conversou muito sobre o histórico dos documentários a respeito do presidente Lula. Obviamente o Lula é uma figura internacionalmente conhecida e há vários documentários e reportagens sobre ele. Para que pudéssemos inovar e trabalhar outra lógica de conteúdo, definimos que ao invés de fazer um filme sobre o Lula no Nordeste, ou um filme sobre o Lula na caravana, faríamos um filme sobre o que o Lula vê quando faz uma caravana. Que é algo muito inovador. Um líder como o Lula ter o contato direto com o povo como ele tem, se jogando nos braços do povo, como ele se joga, é extraordinário.

A gente ao longo dos 20 dias da caravana foi buscando personagens, brasileiros e brasileiras, que pudessem identificar essa relação que o Lula tem com o povo, o que ele estava vendo e quem são essas figuras. O que ele vê e por consequência, o que produz nele uma intervenção que permita construir a política pública que o PT e ele, Lula, empreenderam no Brasil.

Ao longo desse percurso nós identificamos sete personagens, homens e mulheres, pessoas comuns que contam um pouco da sua história, o que passaram e os desafios que ainda vão enfrentar. É um pouco nessa atmosfera que o filme foi construído.

As caravanas do Lula pelo Brasil começaram no Nordeste, passando por Minas e Rio e agora irá para o Rio Grande do Sul. Qual a importância do Lula percorrer todas as regiões do Brasil num momento tão crucial da história brasileira?

Talvez a gente esteja vivendo um momento único na história. Uma coisa é você ver um vereador, um prefeito fazendo isso presencialmente, agora você ver um líder dessa envergadura com o Lula fazendo esse corpo a corpo é uma coisa que sociologicamente será a ultima vez que veremos. Estamos numa era da comunicação e informação muito midiatizada, construída com relações a partir da mídia e a partir da comunicação a distância. Não é o caso do Lula.

Outro aspecto, que acho que é inspirador não só para o Brasil, mas para a esquerda do mundo todo é você perceber que ao fazer isso, ao ir ao encontro da população, você faz uma espécie de contramão tecnológica. Você constrói uma solução elaborada e desenvolvida realmente na relação e não numa ferramenta artificial, como hoje.

O Lula ir para o nordeste e todo o Brasil é de fato convocar a população e convocar os políticos a tentarem fazer uma política de fato comprometida com o povo, com o coletivo. Com propostas e ideias construídas no coletivo, não num gabinete qualquer do marqueteiro.

Uma grande parte do povo desconhece a realidade brasileira e não sabe dos impactos das políticas públicas na vida das pessoas. Você que acompanhou a caravana pelo Nordeste e viu tudo tão de perto, viu as transformações nas vidas das pessoas?

Eu tive a oportunidade, por força da minha profissão, de visitar o Nordeste em outros momentos da minha vida e fiquei impressionado com o que aconteceu nos últimos 15, 16 anos. A gente imagina a política pública agindo exclusivamente na vida do indivíduo, como no caso do Bolsa Família, por exemplo.

A gente pensa que o fato de aquela família receber o recurso e não passa fome, já é um efeito transformador brutal na vida das pessoas. Mas, além disso, tem outros efeitos que parecem invisíveis para gente que está aqui no Sudeste. Efeitos na economia, por exemplo. O Lula fala muito disso. Você dá 190 reais para uma família e de imediato esse dinheiro se transforma em comida, em roupa ou vai para a bodega do lado, como diz ele. Tem cidades do interior que se você falar que vai acabar com a Bolsa Família as pessoas têm clareza de que se isso acontecer a economia daquela cidade inteira ficará comprometida. O Bolsa Família não ajuda só as pessoas, ajuda a economia.

Daí, durante esses anos de governo Lula a gente ter feito o que parece um  milagre, ou seja, ter tirado quase 40 milhões de pessoas da linha da pobreza.  Na verdade, a resposta para isso é o aquecimento da economia.  São muitos os programas, fala-se do Bolsa Família, mas os impactos do “Minha Casa, Minha Vida”, do “Luz para Todos”, programas ligados a educação, cisternas, entre outros milhares, são enormes, difícil até de comensurar.

O nome do filme foi inspirado numa frase do ex-presidente Lula que disse que ele representa tudo o que o povo pode. Em que sentido ele quis dizer isso?

Ele tava num discurso em que dizia que se eles [parcelas do Judiciário, mídia e parlamentares] pensam que prendendo o Lula eles esmagam a possibilidade do povo pode fazer qualquer transformação em suas vidas, se enganam. Ele afirmou que Lula é uma ideia, a ideia de que o povo pode. Essa ideia que eu acho que ele encarna é uma ideia transformadora e revolucionária. É uma ideia de que o coletivo pode. Ele convocou a população a se reunir, brigar pelos seus direitos, a se reunir em sindicatos, associações, movimentos sociais, porque a saída está ai. De certo modo, o filme vai falar o tempo todo não de pessoas, indivíduos, mas de pessoas inseridas dentro de um movimento e causa maior. .

Qual o grande risco que o Lula representa para a Justiça, a mídia e outros que tanto os perseguem?

Ao perseguir o Lula, na verdade, está perseguindo toda a ideia que ele encarna e protagoniza, de que a população tem direito e pode de exercer a sua cidadania de fato. Eu sinto isso muito claro. Enquanto a gente rodava o nordeste eu conversei e circulava muito com a população. Nas estradas e diversos atos pela democracia eu conversava com o povo e perguntava o que eles estavam sentindo em relação a essa perseguição.

Eles diziam que era uma bobagem, absurdo e uma loucura. O sentimento da população no nordeste é de profunda indignação e revolta. Fica evidente o preconceito com o trabalhador, com o cidadão mais pobre no Brasil. Não tem nada a ver com a figura individual do Lula. Ele é uma vítima dessa conspiração que nós no Brasil estamos sofrendo nos últimos 2, 3 anos do golpe.

A gente sabe que o filme está em construção, mas tem alguma data para a estreia do filme?

A gente tem uma data ousada que é o dia 1º de maio, no Dia Internacional dos Trabalhadores. Vamos lançar no Brasil e no mundo e para que isso seja possível a gente tem feito essa convocação para a população nos ajudar a concluir o filme.

É óbvio que hoje é impossível imaginar a realização de um filme sobre temas que envolvem a democracia e a população com recursos privados. Por isso, a gente elaborou uma vaquinha virtual para arrecadar recursos com a população. É um filme da população para a população.

Veja o teaser do filme:

Por Portal da CUT

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast