Cerca de 40% dos ciclistas em SP pedalam há menos de um ano

Segundo pesquisa, 70% fazem uso da bicicleta por pelo menos cinco vezes na semana

Levantamento da Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo (Ciclocidade), realizada em parceria com a ONG Transporte Ativo, aponta que 40% dos ciclistas da capital paulista começaram a pedalar há menos de um ano. Além disso, a pesquisa também mostra que outros 19% começaram a utilizar bicicletas como meio de locomoção há menos de seis meses.

O levantamento mostra dados importantes e revela que a gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) tem impactado nos costumes da população. Ao todo, 59% dos entrevistados declararam que começaram a andar de bicicleta após o incentivo da prefeitura. A prefeitura de São Paulo instalou, desde o início da gestão, 477,6km de infraestrutura cicloviária na cidade, desses 260km são apenas de ciclovias.

Para realizar a pesquisa, foram entrevistadas 1,8 mil pessoas. O levantamento também apontou que mais de 70% dos que pedalam fazem uso da bicicleta por pelo menos cinco vezes na semana. Este é o perfil do trabalhador. A pesquisa mostrou que 80% dos entrevistados preferem fazer seu caminho todo com uma bicicleta mesmo que isso represente pedalar mais do que 10km.

Além disso, cerca de 62% afirmaram pedalar mais de cinco quilômetros no principal deslocamento feito por bicicleta no dia e 50% dos entrevistados sugeriram a implantação de mais vias exclusivas para ciclistas na cidade.

Com relação à renda, cerca de 40% dos ciclistas da capital paulista disseram ganhar entre zero e dois salários-mínimos, e 40% dos ciclistas têm entre 25 e 34 anos. Ciclistas entre 35 a 44 anos compõem a segunda faixa etária mais presente, com cerca de 27%.

A vereadora de São Paulo Juliana Cardoso (PT) acredita que essa nova política do prefeito Fernando Haddad de acrescentar ciclofaixas na cidade de São Paulo é uma importante meta do governo e uma discussão muito avançada mundialmente.

“As cidades que conseguiram trabalhar um pouco essa questão da mobilidade só ganharam. Com certeza essa é uma iniciativa importante para poder aumentar o número de pessoas que estão usando e melhorar a mobilidade da cidade”, afirma a vereadora.

Segundo ela, é muito claro que o aumento de 59% dos que começaram a pedalar há um ano foram influenciados pela infraestrutura oferecida pela cidade. “Existe um público muito grande que já usa com frequência a malha cicloviária e, por influência e melhor infraestrutura, o número de adesão tem sido muito grande”, comenta.

Os entrevistados eram pessoas que estavam pedalando e foram abordadas em todas as regiões da cidade, em vias que tem ciclovias ou ciclofaixas e em ruas ainda sem infraestrutura, mas usadas com frequência por ciclistas.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias