Classe trabalhadora debate luta social na Europa e na África

Conferência Internacional de Movimentos Populares do PT reuniu lideranças, militantes e o presidente do Fórum Socialista de Gana, Kieretwie Opoku

PT Nacional

Classe trabalhadora do debate a luta social de esquerda na Europa e na África

O combate às desigualdades e estratégias de união da esquerda em todo o mundo foram alguns dos temas da última etapa da Conferência Internacional de Movimentos Populares do PT, realizada nessa terça-feira, 15. O encontro virtual uniu lideranças, militantes e o presidente do Fórum Socialista de Gana, Kieretwie Opoku, além do representante da Via Campesina, João Pedro Stédile.

A Conferência foi aberta pelo Kieretwie Opoku, que ressaltou a importância do intercâmbio de conhecimentos e dos debates entre os trabalhadores e a esquerda de diferentes países.

“É uma grande honra participar desse debate, porque as lutas da esquerda no Brasil e na América Latina têm sido fonte de grande inspiração para todos nós. Somente com a nossa união em todo o mundo, e com muito diálogo, poderemos compreender os desafios e limitações e desenvolver estratégias para superá-las”.

Segundo o dirigente do MST, João Pedro Stédile, somente a partir da organização da classe trabalhadora e dos movimentos sociais será possível construir um projeto para o país que tenha como prioridade os direitos sociais.

“Não haverá mudança no Brasil se jovem, negros e mulheres não se organizarem e não se unirem. É preciso formar novas gerações, com debates, livros e ocupando as ruas (quando a pandemia permitir). Precisamos continuar na luta por solidariedade e igualdade social, nos indignando contra as injustiças. Nós da esquerda temos a obrigação de transformar esses valores em princípios de vida”.

Troca de experiências fundamentais

Para a deputada Federal Benedita da Silva (PT/RJ), o diálogo e a troca de experiências são fundamentais no enfrentamento da crise que o Brasil vive com o atual presidente da República.

“A luta do nosso povo é uma luta árdua, e nós precisamos estar de mãos dadas para vencer esse momento difícil de pandemia, com um presidente que mostra diariamente que trabalha contra o povo brasileiro. Temos que estar juntos por vacina, por auxílio emergencial, contra a fome, pela garantia dos direitos sociais e na defesa da vida”.

A secretária Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais do PT, Vera Lúcia Barbosa, reforçou que o cenário nacional exige mobilização e união. “Estamos vivendo tempos sombrios com esse governo genocida, por isso, mais do que nunca, é tempo de estarmos juntos na construção da verdadeira frente em defesa da vida, da democracia, da garantia dos direitos e da esperança na reconstrução do Brasil”.

Também participaram do evento o secretário de Relações Institucionais do PT, Joaquim Soriano, o secretário de Relações Internacionais, Romênio Pereira, e representantes dos núcleos petistas de Portugal e da Espanha.

A atividade foi coordenada por Nalu Faria, da Marcha Mundial de Mulheres, e pelo prof. Penildon Filho, da Fundação Perseu Abramo (FPA), e também contou com a participação da secretária Nacional de Movimentos Populares e Políticas Setoriais, Vera Lúcia Barbosa, do vice-presidente da CONTAG, Alberto Broch, da deputada Federal Benedita da Silva e do ex-presidente da Fundação Perseu Abramo, Hamilton Pereira.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast