CN: Wellington deixa legado de sucesso; Câmara reafirma compromissos

Wellington Dias (PT-PI) foi elogiado por todos os governadores pela habilidade e capacidade de negociação nas ações de enfrentamento à pandemia e na luta por vacinas; Paulo Câmara (PSB-PE) é o novo coordenador

Divulgação/Site do PT

Consórcio Nordeste reafirma compromisso contra retrocessos do governo de Bolsonaro

Em defesa da democracia, governadores do Consórcio Nordeste reafirmam compromisso contra o negacionismo e a omissão do governo federal no desenvolvimento da região e no enfrentamento à pandemia da Covid-19. Durante a transmissão do cargo da presidência do consórcio do governador do Piauí, Wellington Dias (PT), para o governador de Pernambuco, Paulo Câmara (PSB), um balanço das ações foi apresentado pelos governantes.

No evento, realizado no último dia 18, em Recife (PE), Wellington Dias (PT-PI) foi elogiado por todos os governadores e, em especial, pelo governador de Alagoas, Renan Filho (PMDB), pela habilidade política nas tratativas com o Governo Federal e pela coordenação de todos os governadores do Brasil nas ações pela vacinação contra a Covid-19 e de enfrentamento a pandemia.

“Wellington Dias é de todos o governador com mais experiência, próximo a concluir o quarto mandato no governo do Piauí. Uma experiência acumulada aliada à capacidade de diálogo com todos, inclusive com os que pensavam diferente. O diálogo na política é fundamental até com adversários. Eu sinto que não teríamos uma pessoa melhor para nesse período, do auge da pandemia, ter liderado o Consórcio Nordeste. Me senti muito bem representado com você à frente do consórcio”, destacou Renan Filho.

João Azevedo (Cidadania), governador da Paraíba, também homenageou Dias dizendo que ele é um governador extremamente competente e que realizou um trabalho de profissionalização do Consórcio, que passou para um patamar diferente com todas as câmaras técnicas instaladas.

O novo coordenador, governador Paulo Câmara (PSB), do estado de Pernambuco, ressaltou os desafios de assumir a presidência do Consórcio Nordeste e elencou os pontos de atuação de sua gestão.

“A gente vai ter a oportunidade agora de fazer o planejamento para 2022, que será em cima dos avanços dos estudos que as 15 Câmaras Temáticas do Consórcio estão produzindo. Então, vamos avançar em áreas que buscam energia renovável, o turismo, a agricultura familiar, o desenvolvimento social e econômico da região; atuações referentes à cultura, à busca da preservação do meio ambiente, ou seja, uma série de ações que vamos buscar potencializar”, citou Câmara.

Balanço positivo

No balanço apresentado durante o encontro, Dias elencou a luta pela vacina e pela ciência, com a criação do Comitê Científico que embasou os governadores na tomada de decisões e resultou no menor número de óbitos e maior número de vacinados na região Nordeste, sendo o Estado do Piauí o segundo que mais vacina no Brasil.

Na área ambiental, o consórcio investiu em uma política firme que gerou avanços para o Brasil na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP26), reafirmando o Acordo de Paris e gerando a criação do Consórcio Brasil Verde.

Ainda na sua gestão, Dias criou as Câmaras Temáticas com a união de esforços dos nove estados, unindo técnicos e gestores de cada uma das áreas em que uma experiência de sucesso se tornou política pública para toda a região.

Confira as iniciativas temáticas abaixo:

  • Nordeste Acolhe – programa inspirado na iniciativa do Governo do Estado do Maranhão, que instituiu o “Auxílio Cuidar” destinado a ações de proteção às crianças e adolescentes em situação de orfandade, em face da pandemia de Covid-19, incluindo o auxílio financeiro de R$ 500 até completar 18 anos. No Piauí já registrados os primeiros pagamentos.
  • Bolsa Família – embasados por levantamentos e estudos feitos pela câmara temática da assistência social, os governadores do Nordeste cobraram junto ao governo federal (Ministério da Cidadania e presidente Bolsonaro) e Supremo Tribunal Federal (STF), a inclusão de famílias que estavam na lista espera no programa bolsa família, e agora no auxílio-brasil.
  • Previ Nordeste – resultado em torno da discussão em torno da reforma ada previdência, foi criado a Previ Nordeste que permite uma previdência complementar para os nove estados da região.
  • Educação – A partir de experiências de estados como Ceará, Pernambuco e Alagoas foi criada a política de Educação Nordeste na Idade Certa, Erradicação ao Analfabetismo, Rede Integrada de Educação Técnica, Ensino Superior.
  • Segurança – Criada a Força de Segurança Integrada Nordeste, que integra todo o sistema de segurança dos estados por meio de uma comunicação regionalizada envolvendo os secretários de segurança, justiça, delegados gerais, comandantes das polícias militar e civil, bombeiros e gestores do sistema carcerário. Além disso, foi instalada a Integração da Inteligência Nordeste que tem sede em Fortaleza e resultou no melhor enfrentamento ao narcotráfico e ao crime organizado na região.
  • Agricultura – Parceiras com BRB, FIDA, BNDES, voltada para produção de alimentos saudáveis permitindo o apoio aos agricultores familiares em vários estados do Nordeste, em cooperativas, em associações. Todos com o foco na melhoria da renda a partir de mais conhecimento, assistência técnica, financiamento e tecnologia avançada como a criação da plataforma digital SIRAF/NE, – Sistema de Informações Regional da Agricultura Familiar, que otimiza a comercialização dos produtos da agricultura familiar.
  • Durante o ano de 2021 foram capacitados agentes públicos e, hoje, o sistema conta com quase 10 mil agricultores/as familiares e 14 mil produtos cadastrados. Para 2022, está prevista a realização da Feira Nordestina da Agricultura Familiar, a ser realizada em junho em Natal/RN.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast