Com governos petistas, CE e RN são os estados que mais reduzem homicídios

Levantamento feito pelo G1 mostra que Ceará e Rio Grande do Norte foram os estados brasileiros que mais reduziram o número de mortes violentas em 2019

Arte Agência PT

Ceará e Rio Grande do Norte são os estados brasileiros que mais reduziram o número de homicídios no primeiro bimestre de 2019, segundo levantamento feito pelo Monitor da Violência do G1. Governados pelos petistas Camilo Santana e Fátima Bezerra, as unidades tiveram redução acima da média nacional.

Comparando com o primeiro bimestre de 2018, o Ceará ficou com o primeiro lugar apresentando uma queda de 57,9% no número de mortes violentas. Em seguida, vem o Rio Grande do Norte com redução de 41,9%. No Brasil, a diminuição foi de 25%.

Em números absolutos, o Ceará havia registrado 844 assassinatos nos dois primeiros meses do ano passado. No mesmo período deste ano, o número foi para 355. Já no Rio Grande do Norte, a queda foi de 365 para 212 crimes.

Sobre o levantamento, a governadora Fátima Bezerra afirma que o índice é resultado de “de gestão, foco, planejamento e uma equipe extremamente preparada e comprometida”. E reafirma o compromisso de ampliar os investimentos no setor.

Em entrevista ao G1, o secretário de Segurança Pública e da Defesa Social do RN, Francisco Araújo Silva, atribui que a melhora no quadro “deve-se a um melhor panejamento e maior integração das forças policiais”.

Já o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, André Costa, afirmou, também em entrevista ao portal, que houve um conjunto de estratégias para reduzir a violência. E cita o investimento em tecnologia feito através de uma parceria com o Departamento de Computação da Universidade Federal do Ceará. “Uma metodologia diferente, que não foi utilizada antes no Brasil”, afirma o titular da pasta.

Da Redação  da Agência PT de Notícias com informações do G1

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast