Com Pimentel, juventude de Minas se fortalece

Após 12 anos silenciada por gestões tucanas que desmantelaram os movimentos sociais, juventude volta a se mobilizar

Foto: Lidyane Ponciano

A juventude dos 853 municípios de Minas Gerais retomam atividades de mobilização, após anos paralisadas. Esse “triste período” da história dos movimentos de juventude da região teve fim com a chegada do governador Fernando Pimentel (PT), segundo explicou o secretário de Juventude do PT do estado, Rodrigo Marzano.

“Foi mais de uma década de governos tucanos, que desorganizaram os movimentos sociais, criminalizaram e, principalmente, não investiram em políticas públicas para as juventudes”, declarou Marzano, durante o Lançamento da Frente Brasil Popular, neste sábado (5), em Belo Horizonte (MG).

Com a eleição de Fernando Pimentel (PT) ao governo estadual, foram instalados fóruns regionais para ampliar o debate sobre de políticas para esse público.

“Nesses fóruns, os jovens decidem suas prioridades. Por sermos o maior estado do País, temos diferenças regionais latentes”, explicou.

A Secretaria Estadual de Juventude do PT colabora com a interiorização das discussões e com as ações de empoderamento dos jovens.

“Tudo o que as pessoas do interior queriam era espaço para poder participar, serem ouvidos, mas, principalmente, terem acesso aos seus direitos. Algumas políticas públicas nunca chegaram nos pequenos municípios”, detalhou Marzano.

Entre as pautas definidas estão o extermínio da juventude negra, a criminalização dos jovens de movimentos sociais e a ampliação do espaço de participação nos municípios.

Em agosto, encerrou-se o prazo para que municípios e regiões convocassem as etapas locais da 4ª Conferência Regional de Juventude.

De acordo com Marzano, “mais de 350 municípios estão mostrando que o jovem quer participar e quer acima de tudo eleger suas prioridades, que agora não falam mais somente sobre sobrevivência, mas de qualidade de vida”.

O secretário do PT estadual elogiou a criação da Frente Brasil Popular, que tem entre seus destaques a defesa da maior participação política dos movimentos da juventude, contra o genocídio de jovens negros e a redução da maioridade penal.

O secretário Nacional de Juventude do PT, Jefferson Lima, também participou do encontro. Ele destacou a importância da Frente para dar unidade às mobilizações de esquerda.

“Vamos refletir sobre as mobilizações necessárias para a gente enfrentar esse momento do Brasil, que necessita de defesa da democracia, de enfrentamento à onda conservadora”, ressaltou.

Jefferson destacou o combate ao racismo, ao machismo e a todo tipo de preconceito como uma bandeira da juventude, assim como a manutenção e fortalecimento de políticas na área de educação, como o Prouni e o Pronatec.

Por Cristina Sena, enviada especial da Agência PT de Notícias