Com retrocessos de Temer, Brasil pode voltar ao Mapa da Fome

Relatório produzido por 40 entidades alerta que fantasma da fome volta a assolar País. Brasil saiu do Mapa da Fome com os governos do PT

Agência Brasil

Brasil saiu do Mapa da Fome em 2014, fruto de uma década de políticas implantadas nos governos do PT

Três anos depois de o Brasil sair do mapa mundial da fome da Organização das Nações Unidas (ONU), o governo golpista de Michel Temer conseguiu trazer de volta o fantasma da fome no País.

Relatório produzido por um grupo de mais de 40 entidades da sociedade civil, que monitora o cumprimento de um plano de ação com objetivos de desenvolvimento sustentável acordado entre os Estados-membros da ONU, a chamada Agenda 2030, alerta que o Brasil pode voltar figurar entre os países do Mapa da Fome.

O documento será entregue às Nações Unidas na próxima semana, durante a reunião do Conselho Econômico e Social, nos Estados Unidos.

O Brasil saiu do Mapa da Fome da ONU em 2014, fruto de uma década de políticas inclusivas e voltadas ao desenvolvimento social implantadas pelos governos dos ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Eleita Dilma Rousseff.

Porém, com a política de austeridade econômica e as recentes decisões do usurpador Temer de suspender recursos para programas sociais, inclusive o reajuste do programa Bolsa Família previsto para julho, estão recolocando o País nesta antiga posição.

“A falta de comida na mesa dos brasileiros é o maior retrocesso da passagem de Michel Temer pela Presidência. É reflexo da desastrosa política econômica neoliberal defendida por esse presidente e por seu ministro Henrique Meirelles”, afirmou a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), em seu artigo semanal publicado nesta segunda-feira (10), no site do partido.

Sair do Mapa Mundial da Fome da ONU significa ter menos de 5% da população sem se alimentar o suficiente. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva comentou, no Facebook, sobre o retrocesso promovido pelo governo golpista.

O Brasil estava no caminho da inclusão social e da redução da fome e da miséria, com programas sociais que são referê…

Publicado por Lula em Domingo, 9 de julho de 2017

Ouvido pelo jornal ‘O Globo’, o coordenador do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase) e consultor da ActionAid, que participaram da elaboração do relatório, Francisco Menezes, afirmou que a exclusão de famílias do Bolsa Família e a redução do valor investido no Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA), “são uma vergonha para um País que trilhava avanços que o colocava como referência em todo o mundo”.

De acordo com o IBGE, a proporção de lares que vivia em insegurança alimentar grave caiu à metade entre 2004, ano da primeira pesquisa, e 2013, dado mais recente, de 6,5% para 3,2%.

A insegurança alimentar grave é uma medida adotada pela Escala Brasileira de Insegurança Alimentar (Ebia). Ao aplicar a Ebia, é possível classificar os lares de acordo com o grau de segurança alimentar, ou seja, se existe uma situação de conforto ou de medo e risco de ficar sem comer.

Também ouvido pelo O Globo, o representante das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação no Brasil, Alan Bojanic, reconheceu que há uma relação direta entre crises econômicas e o aumento da insegurança alimentar e pobreza.

Além do ex-presidente Lula, diversos parlamentares também falaram sobre o assunto.

O GOLPE TROUXE DE VOLTA A FOME E DO DESEMPREGOAcabaram com a sociedade do pleno emprego, alcançada em 2014. Desde o…

Publicado por Paulo Teixeira em Segunda, 10 de julho de 2017

GOLPE RECOLOCA O BRASIL NO MAPA DA FOME DA ONUUma das principais conquistas recentes do Brasil, que foi a exclusão do…

Publicado por Paulo Pimenta em Segunda, 10 de julho de 2017

GOVERNO TEMER RECOLOCA O BRASIL NO MAPA DA FOME DA ONUNeste domingo (09/07/2017) recebemos a triste notícia de que o…

Publicado por Adelmo Carneiro Leão em Segunda, 10 de julho de 2017

Assista ao vídeo da presidenta do PT sobre o risco do Brasil voltar ao Mapa da Fome da ONU:

 

Gleisi Hoffmann: "Primeiro tiraram o PT, agora tiram o prato d…

Gleisi Hoffmann, sobre a volta do Brasil ao mapa da fome da ONU: "Primeiro tiraram Dilma e o PT, agora tiram o prato de comida". A presidenta nacional do Partido dos Trabalhadores critica duramente ainda a propaganda enganosa do governo federal que diz que o Brasil estava largado, e "agora está bem": "Está bem para quem? Para essa elite que só se preocupa com o sistema financeiro? está bem para Temer que só se preocupa em se salvar? Está bem para o Rodrigo Maia, que está querendo entrar? Está bem pro Henrique Meirelles, pra Rede Globo… Para quem está bem?". Vale assistir e compartilhar.

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Segunda, 10 de julho de 2017

 

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast