Dilma: País pode voltar ao Mapa da Fome com cortes no Bolsa Família

Em bate papo nas redes sociais, a presidenta eleita criticou as propostas dos golpistas de reduzir o programa que já tirou 36 milhões da pobreza

Foto: Roberto Stuckert Filho

A ex-ministra Tereza Campello, ao lado de Dilma, lembra que em 2014, relatório da ONU excluiu o Brasil do Mapa da Fome. “A verdade é que os governos deixaram de dar combate à fome, que deixou de ser prioridade de Temer e Bolsonaro”, denuncia a economista

Cortes no Programa Bolsa Família propostos pelo governo golpista de Michel Temer (PMDB) podem colocar o Brasil de volta no Mapa da Fome da Organização das Nações Unidas (ONU), afirmou a presidenta eleita Dilma Rousseff durante bate papo nas redes sociais na tarde desta quarta-feira (18).

Em 2014, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) reconheceu as ações dos governos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da presidenta Dilma no combate à fome, que ajudaram a reduzir em 82,1% o número pessoas subalimentadas no período de 2002 a 2014. A própria FAO destaca que o Bolsa Família contribuiu para alcançar esse índice.

Ao lado de Tereza Campello, ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome do seu governo, Dilma respondeu a perguntas dos internautas e abordou especificamente sobre o programa que atende a 46 milhões de brasileiros e já tirou mais de 36 milhões de pessoas da pobreza.

A presidenta eleita afirmou que, quando o Bolsa Família começou, em 2003, 10% da população estava em situação de insegurança alimentar, ou seja, não sabia se teria as três refeições do dia.

“Hoje, é menos de 1%. Por isso, o Brasil saiu do Mapa da Fome das Nações Unidas. É claro que se houver corte no programa há o risco de voltarmos ao passado. É com orgulho que podemos dizer que nasceu no Brasil a primeira geração de crianças livre da fome e na escola. Não podemos permitir retrocessos”, escreveu Dilma.

O medo de prejuízos com os cortes no Bolsa Família são justificados pelas propostas contidas no documento A Travessia Social, que lista algumas das medidas que Temer quer implementar nas áreas sociais.

Em uma das respostas, Dilma frisou que os golpistas têm falado em cortar de 10% a 30% o Bolsa Família, ou até em deixar apenas 5% das pessoas no programa, tirando 36 milhões de brasileiros que hoje são beneficiados “numa canetada só”.

O legado do Bolsa Família para a sociedade brasileira também foi assunto na conversa A presidenta eleita destacou que, se tivermos uma geração completa de brasileiros que, “quando crianças, se alimentaram adequadamente, frequentaram a escola, tiveram acompanhamento de saúde”, certamente “haverá uma quebra do ciclo de pobreza” e o País será melhor.

Dilma aproveitou a oportunidade para também desmentir alguns boatos, como o de que quem recebe Bolsa Família não quer trabalhar ou que, ao invés de pagar o benefício, o governo deveria “ensinar o pobre a pescar”.

Veja outros assuntos abordados no bate bapo:

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast