Com sede na China, novo banco dos Brics inicia atividades

O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), comemorou o início das atividades do banco. Para o petista, trata-se de “um grande passo para o desenvolvimento dos países emergentes”

O Novo Banco de Desenvolvimento (NBD) do Brics, bloco formado por África do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia, começou a funcionar nesta terça-feira (21). A instituição financeira tem sede em Xangai, na China.

Com um capital inicial de US$ 50 bilhões, o banco chamado de Brics Bank, irá fomentar o sistema financeiro internacional e financiar projetos de infraestruturas. O capital será ampliado para 100 bilhões de dólares nos próximos anos.

Presidido pelo executivo indiano K.V. Kamath, o banco atuará nos países-membros do grupo, com operações estendidas à países em desenvolvimento.

O economista Paulo Nogueira Batista Júnior representa o Brasil no Brics Bank, como vice-presidente da instituição. O brasileiro atuou como diretor executivo no Fundo Monetário Internacional (FMI), em Washington.

O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), comemorou o início das atividades do banco. “Trata-se de um fato histórico, pois o novo banco é uma alternativa aos ortodoxos Banco Mundial e FMI e poderá impulsionar a parceria entre os países emergentes, que têm apresentado crescimento substantivamente maior que o dos países desenvolvidos’’, avaliou.

Sibá lembrou que o Banco dos Brics tem um alcance extremamente positivo no médio e longos prazos, pois tem o potencial de criar novos instrumentos de financiamento em diferentes áreas, como a de infraestrutura, de interesse estratégico para o Brasil.

O líder espera que a instituição possa disponibilizar recursos de forma “mais ágil” e “vultosa” do que instituições como o Banco Mundial e o próprio Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). “Demos um grande passo para o desenvolvimento dos países emergentes”, afirmou.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast