Combate ao Racismo: Pré-candidatas debatem sobre mulheres negras no poder

Para celebrar o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, Benedita da Silva, Major Denice e Leninha participam de live na sexta-feira (24)

Sexta-feira, 25 de julho, é o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha.

Para celebrar a data, a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo promove um debate com a participação de três pré-candidatas negras que disputarão prefeituras importantes do país.

Benedita da Silva, no Rio de Janeiro, Major Denice Santiago, em Salvador e Leninha de Souza em Montes Claros, todas elas mulheres negras com uma bela trajetória pessoal e política, debatem na TVPT o tema “Mulheres Negras no Poder”.

Benedita da Silva dispensa apresentações. Atualmente em seu segundo mandato consecutivo na Câmara Federal, ela foi vereadora, deputada federal, senadora, vice-governadora, governadora, ministra de Desenvolvimento Social do primeiro Governo de Lula e secretária estadual de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro. Moradora do morro Chapéu Mangueira, Benedita construiu sua vida pública na luta em favor das comunidades menos favorecidas do Rio, sua cidade natal, e começou a sua trajetória na Associação de Favelas do Estado do Rio de Janeiro. Agora, ela aceitou a missão dada pelo PT para disputar a prefeitura da capital fluminense.

A major PM Denice Santiago, pré-candidata a prefeita de Salvador, cresceu na periferia da capital baiana. Em 1990 ingressou na Polícia Militar da Bahia na primeira turma feminina da corporação, e mais tarde tornou-se uma oficial quebrando as barreiras machistas existentes na carreira policial. Responsável pela criação e comando  da Ronda Maria da Penha, ação da PM baiana para salvaguardar mulheres sob medida protetiva. Em 2017, a major foi condecorada pelo Senado Federal com a Comenda Bertha Lutz, entregue a personalidades femininas que se destacam na luta pelos direitos da mulher, entre outras premiações.

Bióloga e mestre em desenvolvimento social, a Deputada Leninha, como é conhecida, é pré-candidata petista à prefeitura de Montes Claros, cidade polo do norte de Minas Gerais. Militante do PT desde a década de 1980, Leninha sempre esteve à frente da construção das campanhas eleitorais na região. Com uma campanha centrada no diálogo com a sociedade, com os movimentos pastorais e sociais, Leninha foi eleita a primeira mulher negra do PT para a Assembleia Legislativa, com um total de 51.407 votos no estado.

A mediação será feita por Mariana Janeiro, secretária nacional de Mobilização do PT.

A live terá início às 19 horas da sexta-feira (24) e será transmitida pelo YouTube e Facebook do PT.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast