Comissão de Constituição e Justiça aprova visita a Lula

O colegiado aprovou, na manhã desta quarta-feira (13), o requerimento do senador Jorge Viana (PT-AC) para a realização dessa visita de averiguação

Foto: Beto Barata/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado vai realizar uma diligência na sede da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba (PR), para verificar as condições de encarceramento político do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva e demais pessoas presas naquelas dependências. O colegiado aprovou, na manhã desta quarta-feira (13), o requerimento do senador Jorge Viana (PT-AC) para a realização dessa visita de averiguação.

Viana ressaltou que é tarefa da CCJ — o colegiado responsável por sabatinar e aprovar os integrantes dos tribunais superiores — acompanhar e discutir todo o sistema do Judiciário brasileiro.  Ainda que a realização desse tipo de diligência esteja amparada no Regimento do Senado, essa viagem não implicará custos para a Casa, já que a proposta de Viana define que cada senador que participe da averiguação arque com todas as despesas de deslocamento.

Lula em Curitiba

Lula está preso na sede da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba, desde o dia 7 de abril. Desde então, diversos pedidos de visita ao ex-presidente vêm sendo negados pela Justiça, como ocorreu com uma comissão formada por nove governadores de estado. A primeira vitória contra esse confinamento foi conseguida pela Comissão de Direitos Humanos do Senado, que realizou uma diligência na sede da PF no dia 17 de abril.

Por PT no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast