Em carta, acadêmicos ingleses denunciam prisão política de Lula

Texto assinado por grupo de intelectuais foi publicado na sexta-feira (8) pelo jornal The Guardian e critica abusos do judiciário contra ex-presidente

Um dos mais conceituados jornais britânicos , o The Guardian, publicou na sexta-feira (8) carta de acadêmicos de importantes universidades inglesas denunciando os abusos da prisão política e arbitrária de Luiz Inácio Lula da Silva.

No texto, eles ressaltam que o ex-presidente é mantido em reclusão para que não participe como candidato nas próximas eleições. “Lula é um preso político e uma vítima de lawfare – o uso indevido da lei para fins políticos”, destacam.

Leia a íntegra abaixo:

Quinta-feira (7) marcou dois meses desde que o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva foi mandado para a prisão. Há provas contundentes de sua inocência e de que ele foi julgado injustamente e preso para ter negado o seu direito legítimo de se candidatar às eleições presidenciais de outubro, para as quais ele atualmente lidera as pesquisas.

Especialistas jurídicos no Brasil e em todo o mundo apontaram as irregularidades de seu julgamento e as circunstâncias questionáveis de sua prisão. O comitê de direitos humanos da ONU aceitou o pedido de Lula para investigar se os direitos humanos de Lula foram violados – a primeira vez que o Brasil foi chamado para prestar contas. Lula é um preso político e uma vítima de “lawfare” – o uso indevido da lei para fins políticos. Ele deve ser libertado e autorizado a concorrer à eleição para que possa exercer plenamente os seus direitos democráticos.

Leia a versão original da publicação britânica

Do PT na Câmara 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast