Comissão de Direitos Humanos investiga atentados a ambientalistas em MG

Bomba explodiu na casa de ativista, que já havia sido alvo de disparos de arma de fogo

A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara vai realizar, nesta quinta-feira (10), audiência pública no distrito de Milho Verde, município de Serro (MG), para de obter informações sobre os atentados cometidos contra ambientalistas da região. Atendendo ao requerimento apresentado pelo deputado Nilmário Miranda (PT-MG), a atividade ocorrerá em conjunto com a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, que será representada pelo seu presidente, Durval Ângelo (PT).

Na última quarta-feira (2), uma bomba explodiu na casa do ambientalista Luiz Fernando Ferreira Leite, presidente do Instituto Milho Verde, entidade que desenvolve projetos ambientais e de economia solidária na região. Ninguém ficou ferido. Luiz Fernando já havia sido vítima de outro atentado em março, quando foi alvo de vários disparos. E no dia 2 de junho o secretário de Meio Ambiente do Serro, Paulo Sérgio Procópio, teve a sua casa incendiada. “Trata-se pessoas que defendem causas do bem comum, do interesse público, e que estão sendo ameaçadas porque a sua atuação fere interesses locais que promovem desmatamento e outros danos ambientais”, afirma Nilmário.

Segundo Nilmário Miranda, a onda de violência tem a ver com a ação do Instituto, que atua para garantir a manutenção de uma área de preservação ambiental em Milho Verde, que é um tradicional destino ecoturístico. Além disso, a entidade trabalha com ações de educação ambiental e de promoção da cultura popular. “Quando é um caso de violência comum, chama-se a polícia e a Justiça para resolver, mas como se trata de uma ameaça a defensores de direitos humanos, esta é uma causa de todos nós”, diz o parlamentar, acrescentando que a Defensoria Pública e o Ministério Público irão participar da audiência pública.

 

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT na Câmara

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast