Comissões Permanentes da Câmara já contam com quatro petistas na presidência

Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT) vai comandar uma das principais comissões da Casa do Povo, a Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); Confira os eleitos

Site do PT

Câmara dos Deputados elege os presidentes das Comissões Permanentes para defender os direitos do povo brasileiro. Foto: Site do PT

A Câmara dos Deputados elegeu nesta quarta-feira, 15, os presidentes das Comissões Permanentes, responsáveis pela discussão e votação das propostas de leis apresentadas aos colegiados temáticos.

Neste ano, parlamentares do Partido dos Trabalhadores e das Trabalhadoras (PT) comandam as comissões de Constituição, Justiça e Cidadania; de Finanças e Tributação; de Trabalho; e de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial.

Uma das principais comissões da Casa, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), será presidida por Rui Falcão (PT/SP). Outras três comissões também terão à frente parlamentes petistas. Confira abaixo quem são os eleitos.

Deputado federal Rui Falcão (PT/SP) , presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ):

“Quanto mais democrática for a gestão da comissão, menos possibilidade de obstrução incessante vai correr. Vou procurar fazer uma pauta em que pelo menos os temas que interessam mais ao conjunto do país possam ser votados, que aí diminui as obstruções, os pedidos de inversão de pauta, de retirada de pauta, os pedidos de retirada de pauta. Nós teremos uma oposição forte, é natural que seja assim. Mas, vamos procurar esfriar, um pouco, os ânimos e partir para o debate de ideias, para que esses projetos que interessam a população possam avançar”.

Rui Falcão é formado em Direito pela Universidade de São Paulo em 1967. Foi jornalista de periódicos como A Gazeta, Folha de S. Paulo, Notícias Populares, Jornal da Tarde e Diário da Noite, além de diretor de redação da revista Exame, entre 1977 e 1988.

Opositor do Regime Militar de 1964, participou ativamente do movimento estudantil, tendo sido eleito presidente do Diretório Central dos Estudantes da USP em 1966. Foi militante da VAR-Palmares, o que resultou em sua prisão entre 1970 e 1973.

Desde 1982 é membro do PT tendo ocupado o cargo de deputado estadual de São Paulo por duas vezes consecutivas, nas legislaturas de 1990 e 1994. Foi secretário municipal de Governo da gestão Marta Suplicy.

Em 2007, retornou à Assembleia Legislativa de São Paulo, quarto mais votado do Estado, com 183.364 votos. Reelege-se em 2010 com 174.691 votos, figurando como o candidato mais bem votado a esse cargo na capital paulista. Ainda em 2010, foi coordenador da campanha de Dilma Rousseff à presidência da República.

Rui Falcão presidiu o PT Nacional de 2011 a junho de 2017, e em 2018, foi eleito deputado federal com 158.389 votos sendo o deputado mais votado do PT de São Paulo nessa eleição. Em 2022, se reelegeu com 193.990 votos.

Deputado federal Paulo Guedes (PT/MG), presidente da Comissão de Finanças e Tributação:

“Com certeza, a maioria dos projetos que interessa à economia do Brasil, à geração de emprego e renda, passarão por esta comissão. Faremos aqui grandes debates, vamos convidar figuras importantes do governo para conversar com a gente e eu tenho certeza que essa comissão irá contribuir muito não só para o Parlamento, mas para o Brasil”.

Filho de trabalhadores rurais, Paulo Guedes nasceu no município de São João das Missões, no Norte de Minas, mas foi no município vizinho, Manga, que ele começou sua vida política, aos 20 anos de idade.

Foi vereador por três mandatos e presidente da Câmara em duas oportunidades. Atuou como presidente da Associação dos Vereadores da Área Mineira da Sudene (Avams) e como diretor da União de Vereadores de Minas Gerais (Uvemig).

Em 2003, assumiu a Coordenadoria Estadual do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs-MG) e realizou ações importantes de convivência com seca na região.

Deputado federal Airton Faleiro (PT/PA), presidente da Comissão de Trabalho:

“Não tem país que dê certo com os empresários se dando bem e a classe trabalhadora se dando mal. Eu sei que nós vivemos, também, um movimento global com mudanças de tecnologias, geração de novos empregos e nós ainda temos que nos debruçar sobre isso, regulamentar sobre as relações de trabalho com a turma do aplicativo. Não temos como não revisitar a Reforma Trabalhista que foi feita”.

Nascido na agricultura familiar, Airton Faleiro sabe o que é acordar cedo e trabalhar duro para garantir o pão de cada dia. Foi assim, trabalhando desde muito jovem na comunidade e com o povo, que foi eleito por quatro vezes deputado estadual em busca de mais direitos.

Entre 2003 e 2018 aprovou 90 Leis em favor dos que mais precisam, como o Projeto de Lei 12/2013 Abrindo Caminhos, que busca melhorar as condições de tráfego das estradas vicinais e ramais. Isso ajuda muito no deslocamento das pessoas e na distribuição dos alimentos que chegam à sua mesa todos os dias.

Deputada federal Luizianne Lins (PT/CE), presidente da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial:

“Depois de tempos difíceis, é o momento do Brasil se reencontrar com o que há de melhor nos corações do nosso povo. É tempo de se reencontrar no respeito à diversidade e a todos os direitos humanos e no acolhimento a todos os seres humanos que sofrem neste país. Em busca de mais justiça, liberdade, igualdade, fraternidade. É uma honra assumir a Comissão de Direitos Humanos neste momento; com muita dedicação, faremos desse colegiado uma referência na luta do nosso povo e desta Casa”.

Luizianne Lins foi eleita vereadora de Fortaleza, em 1996, e deputada estadual do Ceará, em 2002, quando foi presidenta da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa do Ceará. Por dois mandatos consecutivos, de 2005 a 2012, foi prefeita de Fortaleza. Agora, inicia mais um mandato na Câmara Federal.

Graduada em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará (UFC), é professora licenciada do curso de Comunicação Social da instituição, mestre em Comunicação pela PUC/RJ e doutoranda em Comunicação e Semiótica (PUC/SP).

Após um período dedicada ao trabalho acadêmico, elegeu-se deputada federal e está em seu terceiro mandato, tendo conquistado, em 2022, mais de 182 mil votos, sendo a mais votada em Fortaleza.

Foi ainda a mulher mais votada para deputada federal no Ceará, Na Câmara dos Deputados, foi relatora da Comissão Mista de Combate à Violência contra a Mulher, membro titular da Comissão de Ciência e da CPMI das Fake News.

Hoje, é integrante titular da Comissão de Cultura e, agora, presidenta da Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial da Câmara Federal.

Da Redação, com informações do PT na Câmara