Congresso Nacional celebra 70 anos da Petrobras em sessão solene

Evento aconteceu na manhã desta quarta-feira (4) no Plenário do Senado Federal

Agência Senado

Petrobras, 70 anos: sessão foi requerida pelo líder do governo Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e pelo líder do governo Lula na Câmara, José Guimarães (PT-CE)

O Congresso Nacional promoveu na manhã desta quarta-feira (4) uma sessão solene em comemoração aos 70 da maior empresa brasileira, a Petrobras. A sessão foi requerida pelo líder do governo Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), e pelo líder do governo Lula na Câmara, o deputado federal José Guimarães (PT-CE).

Durante o evento, Guimarães falou sobre a ousadia da Petrobras na descoberta do pré-sal, sobre a sua importância para o Brasil e sobre os investimentos do presidente Lula na ciência e tecnologia, que corroboraram para a revelação. “Eu convivi muito quando o pré-sal foi descoberto”, lembrou o parlamentar. Eu vivi muito o drama e muitas vozes do além diziam um que era uma piada e que os investimentos não teriam resultados”, discursou Guimarães.

“A descoberta do pré-sal colocou uma nova ousadia para a empresa pública Petrobras. E foi exatamente pela ousadia, assim como quem criou a empresa em 1953, e na gestão do presidente Lula, que foram investidos fortes recursos em ciência e tecnologia para que descobríssemos o pré-sal”, destacou. “Ninguém mexe com a Petrobras porque ela se tornou um patrimônio do Brasil. A Petrobras está para o Brasil, assim como a democracia está para o Brasil. A Petrobras dá credibilidade ao Brasil”.

O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, que também esteve presente na sessão solene, destacou o simbolismo da celebração dos 70 anos da companhia e disse que a empresa existe para garantir energia para todo o povo brasileiro. “É simbólico eu estar aqui no Congresso Nacional, em uma das mais importantes cerimônias de celebração dos 70 anos da Petrobras. Essa é casa do povo e pelo povo brasileiro que a gente celebra as sete décadas de trajetória da Petrobras, empresa que nasceu e existe para garantir que a energia e chegue de ponta a ponta desse país”, afirmou.

“Como temos visto, nada disso seria possível sem o trabalho, a engenhosidade e a esperança dos brasileiros e brasileiras, que são a matéria prima mais importante da Petrobras”, elogiou Prates.

Leia mais: Nos 70 anos da Petrobras, sociedade civil sai em defesa das estatais brasileiras

Mola propulsora

Prates também falou sobre a oportunidade que o presidente Lula o ofereceu para comandar a Petrobras e do potencial que a empresa representa para o país. “Antes de ser nomeado para comandar a Petrobras, tive a oportunidade de servir a República como senador, dividindo esse Plenário com as senhoras e senhores e, sempre tive na minha atuação com parlamentar a missão e o propósito de fazer o nosso país em toda a sua grandeza e amplitude, alcançar seu potencial e se consolidar em importante polo de produção de energia”, ressaltou o petista.

“Sempre defendi que a Petrobras, empresa com forte participação do Estado, fosse uma mola propulsora desse progresso rumo a uma sociedade mais justa”.

A senadora Teresa Leitão (PT-PE), que representou o senador Jaques Wagner, também enfatizou a importância da Petrobras e destacou o trabalho do presidente da empresa, que prossegue com a valorização e continuidade do trabalho na transformação do Porto de Suape, em Pernambuco, seu Estado Natal. “A importância da refinaria Abreu e Lima, que recentemente foi visitada pelo presidente Jean Paul Prates, onde foi anunciar a retomada, valorização e dar continuidade a todo o trabalho que transformou o Porto de Suape e seu entorno. Ali, presidente Jean Paul, nós tivemos pleno emprego enquanto a refinaria teve a sua vitalidade, gerando “na alta” como se diz, desde o refino ao diesel e até a empresa naval”.

A senadora afirmou que, com o governo Lula e com Prates no comando da Petrobras, “Pernambuco respirou ares, na sua região do Litoral Sul, de muita prosperidade”. Para ela, “voltar a isso, para nós pernambucanos e pernambucanas, é muito valioso, trouxe muita alegria e reanimou os ânimos de Pernambuco, para que a gente possa retomar toda uma cadeia produtiva que se criou ali no entorno, que faz do município de Pujuca, hoje, a segunda maior arrecadação do estado de Pernambuco.”

Ouça o boletim da Rádio PT sobre os 70 anos de criação da Petrobras:

Companheiro da Petrobras

Em sua fala, o presidente da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, assim como Teresa Leitão, ressaltou o trabalho e o apoio de Prates, quando foi parlamentar, à categoria petroleira do país. Destacou ainda a sua luta pela não privatização da empresa. “E o presidente Jean Paul Prates, quando senador, sem pestanejar, foi o companheiro da categoria petroleira e da Petrobras. E, se nós não tivemos a privatização da Petrobras, é porque nós tivemos luta também nessa casa, para evitar que a Petrobras fosse privatizada, assim como foi, infelizmente, a Eletrobrás”.

Bacelar falou da expectativa sobre o planejamento estratégico da companhia, que deve ser divulgado agora em novembro, e sobre a autossuficiência no refino do petróleo. “Precisamos da autossuficiência no refino, para garantir o atendimento pleno da demanda que nós teremos aqui no Brasil, de uso de energia, ou seja, de uso de derivados de petróleo aqui no país.”

Linha do tempo da Petrobras

A Petrobras foi fundada em 3 de outubro de 1953 pelo presidente Getúlio Vargas. Atualmente, o governo Lula é o maior acionista da sociedade de economia mista, seguido de investidores estrangeiros e brasileiros. A Petrobras emprega mais de 40 mil pessoas e atua nas áreas de petróleo, gás, energia e biocombustível.

1953 – Criação da Petrobras

1961 – Inauguração da Reduc, em Duque de Caxias (RJ).

1963 – Inauguração do Centro de Pesquisas, Desenvolvimento e Inovação Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), no Rio de Janeiro.

1968 – Primeira descoberta de petróleo no mar (campo de Guaricema, em águas rasas, Sergipe).

1977 – Início da produção na Bacia de Campos, no campo de Enchova, com a instalação do primeiro Sistema de Produção Antecipada (SPA), desenvolvido por técnicos da Petrobras.

1984 – Descoberta do primeiro campo gigante em águas profundas da Petrobras: Albacora, na Bacia de Campos.

1986 – Lançamento do Programa de Capacitação em Águas Profundas e Ultraprofundas (Procap), que alavancou o desenvolvimento de tecnologias para águas profundas pela Petrobras.

1987 – Patrocínio à Orquestra Petrobras Sinfônica.

1988 – Entrada em operação do campo de Urucu, no Amazonas.

1992 – Primeiro prêmio OTC (Offshore Technology Conference) entregue à Petrobras (em reconhecimento às tecnologias pioneiras para viabilizar a produção do campo de Marlim, na Bacia de Campos).

1994 – Entrada em operação da P-18, primeira plataforma semissubmersível totalmente desenvolvida pelos técnicos da Petrobras, no campo de Marlim, na Bacia de Campos.

1994 – Patrocínio à retomada do cinema brasileiro.

1996 – Patrocínio ao Projeto Baleia Jubarte.

1997 – Entrada em operação do primeiro FPSO da Petrobras, que é um navio petroleiro adaptado para operar como plataforma, com as funções de produzir, processar, armazenar e transferir o óleo armazenado. Hoje a Petrobras é a empresa que mais opera FPSOs no mundo.

2001 – Segundo prêmio OTC (em reconhecimento às tecnologias desenvolvidas para o campo de Roncador, na Bacia de Campos).

2002 – Lançamento da gasolina Podium.

2006 – Descoberta do pré-sal (acumulação de Tupi).

2008 – Primeiro óleo do pré-sal (P-34, campo de Jubarte, na porção capixaba da Bacia de Campos).

2008 – Petrobras batiza a P-51, primeira plataforma semissubmersível construída integralmente no Brasil.

2010 – Entrada em operação da primeira plataforma definitiva no pré-sal da Bacia de Santos (FPSO Cidade de Angra dos Reis, campo de Tupi).

2015 – Terceiro prêmio OTC (em reconhecimento às tecnologias desenvolvidas para o campo de Tupi, na Bacia de Santos).

2015 – Patrocínio ao Time Petrobras.

2018 – Entrada em operação do primeiro FPSO do campo de Búzios (o maior campo de petróleo em águas ultraprofundas.

2017 – Início de produção do bloco de Libra, no pré-sal da Bacia de Santos.

2021 – Quarto prêmio OTC entregue à Petrobras (em reconhecimento às tecnologias desenvolvidas para o campo de Búzios, na Bacia de Santos).

2023 – No governo Lula, a Petrobras torna-se a empresa com maior potencial de geração eólica do Brasil.

Da Redação, com informações da Conexão Mineral