Contas na Suíça fazem Cunha virar réu no STF pela segunda vez

Essa é a segunda decisão unânime da Corte contra o deputado federal suspenso, que agora responde a dois processos ligados à Operação Lava Jato

Foto: Lula Marques/Agência PT

Em mais uma votação unânime contra o deputado federal suspenso do mandato, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), o Supremo Tribunal Federal (STF) recebeu denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) e transformou Cunha em réu em um segundo processo.

Desta vez, Cunha vai responder na Justiça pelas contas que omitiu na Suíça. Foi a negativa de titularidade dessas contas na CPI da Petrobras que levou à votação de perda de mandato contra Cunha no Conselho de Ética, em processo que pode levar à sua cassação.

A PGR sustentou que Cunha é titular das contas e pediu abertura de processo por corrupção, lavagem de dinheiro, evasão de divisas e declaração falsa em documento eleitoral.

De acordo com a PGR, o deputado recebeu propina no exterior na compra, pela Petrobras, de um campo de petróleo em Benin, numa transação que custou R$ 138 milhões à estatal e teria resultado em rendido R$ 5,2 milhões de propina para Cunha.

“A análise dos autos revela a existência de indícios robustos para recebimento da denúncia, cuja narrativa dá conta de que Eduardo Cunha, na condição de integrante do PMDB, aderiu ao recebimento para si de vantagens indevidas oriundas de propina”, disse o ministro Teori Zavascki, relator do processo.

A suspensão de Cunha do mandato e da presidência da Câmara também foi unânime no STF. Agora, Cunha responde a dois processos no âmbito da Lava Jato.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast