Contra a fome: Consórcio Nordeste realiza feira da Agricultura Familiar

Evento reunirá agricultores familiares da região representados por suas cooperativas e associações, comunidades tradicionais, movimentos camponeses e sindicais

Divulgação

Apresentação do projeto da I Feira Nordestina a parlamentares da região

Para promover, divulgar e comercializar produtos da agricultura familiar e da economia solidária, o Consórcio Nordeste realiza no período de 15 a 19 de junho deste ano a I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária – FENAFES.

No dia 27 de abril, o projeto foi apresentado a parlamentares da região, durante café da manhã, por integrantes da Câmara Temática da Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste.

O evento, que acontecerá em Natal-RN, pretende ser uma grande vitrine da diversificada produção dos agricultores familiares e empreendedores que atuam no setor da economia solidária dos noves estados do Nordeste brasileiro. A iniciativa pretende ainda promover intercâmbio dos resultados das políticas públicas desenvolvidas nos governos que compõem o Consórcio Nordeste, além da promoção e divulgação de conhecimentos.

“A grande festa da colheita” é o mote central do evento, segundo o Consórcio Nordeste, e irá envolver produtores representados por suas cooperativas e associações, comunidades tradicionais, movimentos camponeses e sindicais.

O evento é resultado do trabalho e articulação da Câmara Temática de Agricultura Familiar do Consórcio Nordeste.

O Consórcio Nordeste conta hoje com 18 câmaras temáticas instaladas. O objetivo delas é “articular pactos entre os entes os nove estados consorciados e formular, aperfeiçoar e apoiar a implementação de políticas públicas nas áreas técnicas estabelecidas, de modo a possibilitar a atuação do Consórcio Nordeste enquanto ferramenta de gestão”.

Câmara da Agricultura Familiar

Após a aprovação de resolução em julho de 2020 pela Assembleia dos Governadores, foi colocado em prática um processo de construção coletiva como referencial para a Câmara Temática da Agricultura Familiar na articulação técnica e política e elaboração de diretrizes e ações conjuntas objetivando a expansão e o fortalecimento da agricultura familiar no Nordeste.

Dentro dessa estratégia, a Câmara de Agricultura Familiar criou produtos como o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar – SIRAF/NE, além da Plataforma para cadastro de produtos e fornecedores.

Dados de abril deste ano mostram que foram cadastrados 26.487 agricultores, 14.268 Ofertas de produtos, 781  produtos, 51 grupos informais, 154 cooperativas e 277 associações.

Através da Câmara foi articulada a campanha Tenho Sede, através do Acordo de Cooperação do Consórcio Nordeste com a ASA – Articulação Semiárido Brasileiro, além de Operação de Créditos para cooperativas da agricultura familiar do nordeste e criação de parceria entre o Consórcio Nordeste e o BRB.

A Câmara atua para implantar uma estratégia de desenvolvimento sustentável para o território focada na integração da agricultura familiar à dinâmicas das cadeias produtivas do turismo sustentável, intitulada “Rota das Emoções”, que irá englobar o artesanato, pescadores artesanais e ribeirinhos, marisqueiras, quebradeiras de coco, rendeiras, além da produção da agricultura familiar.

Eixos de formação e estrutura da I Feira Nordestina

Realizada de 15 a 19 de junho no Centro de Convenções de Natal – CCN, que há mais de três décadas estimula o melhor da rota de eventos na capital potiguar e em toda a América Latina, a I Feira Nordestina da Agricultura Familiar e Economia Solidária será um espaço de formação baseada nos seguintes eixos: políticas públicas de acesso à terra e reforma agrária; sistemas agroalimentares e alimentação saudável; acesso a mercado e cooperativismo solidário e protagonismos das mulheres rurais.

A estrutura que será montada para a realização da Feira terá stands/salões para os estados, stands para empresas e instituições, além de espaços temáticos. Também serão montadas salas para atividades de formação, vários auditórios com capacidade para até 500 pessoas, espaço para a Cozinha Saberes da Terra, restaurante, praça de alimentação com quiosques, além de um palco para as apresentações culturais.

Da Redação, com Consórcio Nordeste

 

 

 

 

 

 

 

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast