Contra o povo, Bolsonaro quer ver aprovada reforma da Previdência de Temer

Candidato do PSL sinalizou ao golpista Temer que, se eleito, negociará reforma que foi derrubada em fevereiro deste ano após imensa pressão popular

Marcelo Camargo/Agência Brasil

O deputado Jair Bolsonaro é contra a vontade do povo

Foi no dia 19 de fevereiro de 2018 que o povo brasileiro deu uma das mais efusivas demonstrações de resistência ao sair às ruas de todo o país e obrigar o governo golpista a tirar a reforma da Previdência de pauta. Foram meses de luta e mobilização e uma demonstração clara de que a população não aceita mais ter seus direitos atacados.

Mas a conquista volta a ser ameaçada a partir do que planeja para o Brasil o candidato da extrema-direita e do PSL, cuja equipe econômica já negocia com Temer a possibilidade de recolocar o tema em votação ainda este ano. A justificativa seria, mais uma vez, atender aos interesses do mercado e evitar desgaste com o Congresso caso seja eleito.

De acordo com notícia assinada pela jornalista Sônia Racy, o “Posto Ipiranga” Paulo Guedes, a quem o candidato recorre para falar sobre economia, deu declarações sobre isso.  “Se ele fizer isso (Temer aprovar a reforma), e é bom para ele fazer isso, o avião que vamos pegar não cai na minha cabeça”, declarou.

Guedes, aliás, não foi o único da equipe de Bolsonaro que já defendeu publicamente a votação da reforma ainda este ano. No final de agosto, o seu vice Hamilton Mourão (PRTB), disse que “não se pode fugir da reforma previdenciária e passado o período eleitoral deveria se fazer alguma coisa para votá-la este ano ainda”, declarou durante sabatina do Banco BTG.

Felizmente, a reação a mais essa atrocidade nas propostas apresentadas pelo candidato para “salvar o país” da crise foram imediatamente rebatidas. A Bancada do PT na Câmara, por exemplo,  emitiu na tarde desta segunda-feira (24) nota oficial lembrando que “a sociedade brasileira já derrotou esse projeto e impediu que ele fosse votado pelo Parlamento”.

O texto diz ainda que a bancada petista “dedicará todo o seu esforço para impedir qualquer tentativa de votação da reforma da previdência ou de qualquer outro projeto que represente prejuízos aos direitos da sociedade brasileira”.

Muito ruim para a população

Uma das propostas da reforma que o governo golpista tentou aprovar é aumentar em 25 anos o tempo mínimo de contribuição para servidores públicos se aposentarem. Aos que se enquadravam nos critérios para se aposentar com 15 anos de trabalho o benefício seria reduzido a 60% do valor.

Outro ponto absurdo do texto é o mecanismo automático de ajuste da idade mínima: a cada vez que os dados do IBGE mostrarem aumento de um ano na expectativa de sobrevida do brasileiro a partir dos 65 anos, a idade mínima de aposentadoria subirá um ano.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast