Copa no Brasil é a mais empolgante da história, diz BBC

Grupo de comunicação britânico BBC usou dados da primeira fase para mostrar que este é o mundial mais emocionante de todos

Não foram só os lances de tirar o fôlego que fizeram o jornalista Wesley Stephenson, do grupo de comunicação inglês BBC, dizer que a Copa de 2014 é a mais empolgante da história. Ele elencou uma série de estatísticas das partidas para provar que o Mundial  no Brasil é o melhor de todos.
Para começar, Stephenson destaca que há mais de 60 anos nenhuma copa tinha tantos gols. A média da primeira fase foi de 2,8 bolas na rede por partida, percentual que só foi maior em 1958. Para aumentar a emoção, sete jogos da fase de grupos foram definidos nos últimos cinco minutos da partida. Nenhuma copa teve tantas reviravoltas.
Se muitos gols garantem a emoção, melhor ainda se eles forem feitos pelas duas equipes. “A média em jogos das últimas dez Copas do Mundo em que ambos os times marcaram foi de 47%, a Copa no Brasil bate todas elas com 59%”, afirmou Paul Wainwright, jornalista australiano que analisou as estatísticas da BBC para o site The Roar.
O equilíbrio das seleções que disputam a Copa se mostra em outros dados.  Ao todo, 44% das partidas terminaram com apenas um gol de diferença, mesmo valor do máximo registrado em 1990. No entanto, não dá para falar em igualdade nas partidas. Esta é a Copa com menos empates da história – 83% dos jogos tiveram um vencedor.
Como os dados só consideram a fase de grupos, as emoções de partidas como Brasil x Chile e Alemanha x Argélia não entraram na conta.
Por Bruno Buccis, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast