Cresce mobilização internacional em apoio a Lula em Porto Alegre

Sindicatos internacionais, personalidades e lideranças políticas de todo o mundo se colocam na defesa da Democracia e do direito de Lula ser candidato

Ricardo Stuckert

Apoio internacional a Lula cresce vindo de todo o mundo

O apoio ao ex-presidente Lula no julgamento em segunda instância ao qual será submetido injustamente no dia 24 de janeiro em Porto Alegre (RS) aumenta a cada dia, vindo de todas as partes do mundo.

O “Manifesto Eleição sem Lula é fraude” conseguiu mais de 170 mil assinaturas em menos de um mês, contando com nomes como o cineasta Grego Costa Gravas, os ex-presidentes da Argentina Cristina Kirchner, o uruguaio José Mujica, o equatoriano Rafael Correa e o colombiano Ernesto Samper.

O historiador inglês Peter Burke, o sociólogo português Boaventura de Sousa Santos, a escritora portuguesa e presidenta da Fundação José Saramago Pilar del Rio, os professores norte-americanos especialistas em América Latina Aaron Schneider (Universidade de Denver) e James Green (Universidade Brown).

Também aderiu ao manifesto um grupo de artistas reconhecidos da cultura uruguaia, formado pelos atores Jorge Bolani, Julio Calcagno, Myriam Gleijer, os membros do Teatro El Galpón Héctor Guido, Solange Tenreiro, Silvia García, Pierino Zorzini, e Dante Alfonzo; além de Elizabeth Vignoli, Anael Bazterrica , os produtores Laura Pouso, Gustavo Zidan, o escritor Atilio Perez da Cunha, os diretores de teatro Jorge Denevi e Dervy Vilas e os músicos Eduardo Larbanois e Mario Carrero.

O pensador Noam Chomsky também é um dos que apoiam Lula e já se comprometeu a gravar um vídeo, além de fazer uma declaração ao vivo pela internet no dia 23.

Ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica também acenou a possibilidade de comparecer a Porto Alegre, assim como o senador americano Bernie Sanders.

Em Londres ocorre o lançamento do Comitê de Solidariedade Internacional  no dia 13 de janeiro, organizado pelo Democracy for Brasil UK e filiados ao PT de Londres.

Na Alemanha, um grupo de ativistas já marcou uma manifestação em defesa de Lula para o dia 20 de janeiro, na cidade de Frankfurt. Em Nova York o coletivo BRADO convoca todas as pessoas interessadas em defender a democracia e o estado de direito no Brasil a um ato contra a injusta condenação sem qualquer prova do presidente Lula no dia 21 na Union Square.

Organizações mundiais de trabalhadores, como a Confederação Sindical Internacional (CSI) e a IndustriALL Global Union (sindicato mundial dos trabalhadores na indústria) intensificaram a mobilização de suas entidades filiadas, particularmente as da América Latina.

A central uruguaia PIT/CNT e a argentina CTA devem mobilizar suas fileiras para comparecer em Porto Alegre.

Outras organizações globais como a UNI Global Union (organização mundial de bancários e financiários), Internacional de Servidores Públicos (ISP) e a União Internacional dos Trabalhadores na Alimentação (UITA), estão empenhadas em organizar caravanas de trabalhadores para a vigília na capital gaúcha.

Em Porto Alegre espera-se a mobilização de pelo menos 50 mil pessoas, entre militantes, lideranças políticas, simpatizantes do PT e de Lula e milhares de cidadãos que defendem a democracia no Brasil.

Da Redação da Agência PT de Notícias

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast