Crise hídrica é crise gestão em São Paulo, afirma Nilto Tatto

Em plenário, deputado criticou a falta de gestão do tucano Geraldo Alckmin, que levou o estado paulista a se afogar na maior crise hídrica dos últimos tempos

O deputado Nilton Tatto (PT-SP) destacou, em plenário, o debate sobre a crise hídrica realizado na Assembleia Legislativa de São Paulo, na terça-feira (6). Ao mesmo tempo, o petista criticou a falta de gestão que levou o estado paulista a se afogar na maior crise hídrica dos últimos tempos.

“Tivemos a oportunidade também de entender como é que o Governo do Estado de São Paulo vem enfrentando a situação. Nós constatamos que é um problema de gestão. Na verdade, não é uma crise hídrica, é uma crise de gestão”, denunciou Tatto.

Para o deputado, o evento, que contou com mais de 300 pessoas, foi um momento importante porque ouviu a parcela mais afetada com a má gestão dos recursos hídricos. “Tivemos a oportunidade de ouvir os clamores da sociedade civil organizada, que vem sofrendo as consequências da falta de água nas torneiras, desde setembro do ano passado”, relatou o deputado.

Em 2014, o volume útil da Cantareira, que atende 8,8 milhões de pessoas na Grande SP, se esgotou. Para Tatto, independente das mudanças climáticas que têm alterado a quantidade de chuvas e a oferta de água, o estado precisa de planejamento e gestão para melhorar, tanto a qualidade da água que chega para os cidadãos, quanto para se prevenir de futuras crises no abastecimento.

“A Sabesp precisa voltar a focar no fornecimento de um ótimo serviço ao cidadão e menos no lucro de seus acionistas. Nós devemos fazer nossa parte nesta crise, mas a responsabilidade não pode ser cobrada de maneira igual”, observou Nilto Tatto.

Por Benildes Rodrigues, do PT na Câmara

PT Cast