Cristiano Silveira: “Flexibilização do isolamento pode custar caro aos mineiros”

Em artigo, o presidente do PT de Minas Gerais, o deputado Cristiano Silveira, critica o governador Romeu Zema por defender a flexibilização do isolamento social. “O próprio governo aponta que ainda falta pelo menos um mês para chegarmos ao pico de contágio”, denuncia

Ricardo Barbosa/ALMG

Deputado estadual Cristiano Silveira (MG)

Pesquisa divulgada essa semana pela Fiocruz mostra que os casos e mortes decorrentes da Covid-19 podem estar sendo amplamente subnotificados, já que o número de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) – uma das consequências do coronavírus – aumentou exponencialmente.

Em Minas, até o dia 18 de abril, houve um aumento de 392% no número de casos em relação ao mesmo período de 2019. Já são 4.577 casos no Estado e 439 óbitos. Os números são absurdamente maiores do que os do ano passado.

Não precisa ser cientista para perceber que alguma coisa está errada e que há grandes chances de Minas ter muito mais casos de Covid-19 do que o Estado consegue (ou permite) testar e notificar.

É por isso que ficamos extremamente preocupados com a proposta de flexibilização do isolamento proposto por Zema nesse momento, sendo que o próprio governo aponta que ainda falta pelo menos um mês para chegarmos ao pico de contágio. O que acontece se até lá o volume de pessoas nas ruas for muito maior?

Sabemos que a flexibilização do isolamento deve ser debatida, e em algum momento terá que acontecer, mas não agora, quando não temos certeza da real situação da pandemia em Minas Gerais.

Zema prefere colocar em risco milhões de mineiros a apresentar uma política de apoio às micro e pequenas empresas. Ele sequer considerou a proposta que apresentamos para abertura de crédito extraordinário no BDMG. Sem apresentar alternativas que garantam a sobrevida desses empresários, transparência nos dados e a segurança da população, a escolha de Zema pode custar muito caro aos mineiros.

Cristiano Silveira, deputado estadual e presidente do PT de Minas Gerais

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast