Cuba recebe Jornada Continental contra o neoliberalismo neste ano

Evento convoca todas as forças progressistas de esquerda para debater as estratégias e se mobilizar contra o avanço do imperialismo na América Latina

Jornada Continental por la Democracia y contra el Neoliberalismo

Jornada Continental por la Democracia y contra el Neoliberalismo em Montevidéu

Cuba receberá a Jornada Anti-imperialista pela Democracia e contra o Neoliberalismo, nos dia 1º, 2 e 3 de novembro deste ano. A organização do encontro está convocando todas a forças políticas de esquerda a subscreverem o evento e se mobilizar na construção de um espaço aberto, diverso, com diálogo e compromisso político.

O encontro terá como objetivo central debater a articulação e a unidade das forças progressistas de esquerda da América Latina frente aos avanços dos grupos imperialistas e de extrema direita, como o caso do Brasil e Jair Bolsonaro. A jornada remeterá as conquistas do países latino-americanos, dez anos depois, ao derrotar a Área de Livre Comércio das Américas (ALCA). Lula, inclusive, teve o protagonismo em frear os interesses imperialista dos Estados Unidos com a ALCA.

Nos seus governos, o Brasil passou a ter uma uma política externa altiva e ativa, baseada no diálogo, igualdade e solidariedade entre os povos, reafirmando a importância do Mercosul e da integração da América do Sul e Caribe. Em 2017 no Uruguai, a jornada fortaleceu a convergência da comunicação popular e aprofundou o debate anti-imperialista.

Agora, a organização busca retomar a frente contra os avanços do imperialismo na figura de Donald Trump e sua política neocolonial, que atinge as populações dos países, com práticas conservadoras e fundamentalistas contra a dignidade humana. Para isso, é preciso combater a criminalização dos movimentos e do líderes sociais e políticos.

Para atender a convocatória da Jornada Anti-imperialista pela Democracia e contra o Neoliberalismo, basta escrever para: [email protected]

Da Redação da Agência PT de Notícias

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast