Curso da FPA: Fascismo ontem e hoje, entender para derrotar

O curso foi organizado pela Fundação Perseu Abramo em parceria com o Grupo de Estudos Marxistas (GMarx), da Universidade de São Paulo (USP), e coordenado pelo professor e historiador Lincoln Secco. Inscrições até o dia 22 de fevereiro

Trump, Bolsonaro, Viktor Orban. A nova fase do capitalismo internacional abre espaço em todo o mundo para governos que rompem com a lógica da democracia-liberal. Estamos diante de um movimento global neofascista? É uma pergunta que precisa ser respondida atualmente, no Brasil e no mundo. Para isso, a Fundação Perseu Abramo (FPA) organizou um curso especial.

Entender as semelhanças e diferenças do bolsonarismo e dessa nova extrema-direita com os regimes fascistas históricos é fundamental para armar a militância petista, informam os organizadores do curso. Além disso, o curso ajuda a compreender as características próprias do fascismo para definir uma tática mais eficaz no enfrentamento do governo Bolsonaro e do novo regime político em que vivemos desde o golpe de 2016.

INSCRIÇÕES AQUI – PREENCHA O FORMULÁRIO

As aulas

As aulas serão virtuais, por meio da Plataforma de Ensino a Distância (EaD) da Fundação Perseu Abramo, para que você assista no horário que você puder. Quem concluir o curso receberá certificado

As informações de login e senha para acesso a Plataforma de EaD serão enviadas por e-mail e WhatsApp às pessoas inscritas. Não esqueça de digitar corretamente seu e-mail e número de WhatsApp na hora da inscrição e verificar sua caixa de Spam.

O primeiro Módulo do Curso será lançado no dia 1° de março. Os demais, a cada segunda-feira.

Programa

Aula 1: Abertura, com o professor Lincoln F. Secco

Aula 2: Introdução

A Primeira Guerra Mundial, a crise de 1929 e seus impactos no mundo (contexto de surgimento das ideologias fascistas).

Aula 3: Itália (1919-1945)

O processo de tomada do poder pelos fascistas na Itália, suas principais características e como foi derrotado.

Aula 4: Nazismo (1920-1945)

O processo de tomada do poder pelos nazistas na Alemanha, suas principais características e como foi derrotado.

Aula 5: Japão (1930-1945)

O processo de tomada do poder pelos fascistas japoneses, suas principais características e como foi derrotado.

Aula 6: Portugal (1926-1974)

O processo de tomada do poder pelos salazaristas em Portugal, suas principais características e como foi derrotado.

Aula 7: Espanha (1936-1975)

O processo de tomada do poder pelos franquistas em Portugal, suas principais características e como foi acabou.

Aula 8: Teorias sobre o fascismo

Três teorias sobre o fascismo que permitem unificar todas as ditaduras apresentadas e outras mais sob esse guarda-chuva, enfatizando as características que tornam esta ditadura diferente de outras.

Aula 9: Integralismo (1930-atual)

A origem do movimento integralista, que nunca chegou a tomar o poder, mas teve grande influência nos anos 1930 e 1940 e ainda subsiste no Brasil, tendo reaparecido em manifestações de direita.

Aula 10: Ditadura Militar (1964-1985)

As forças que implementaram a ditadura militar, seus interesses e os aparatos ideológicos e repressores.

Aula 11: Bolsonarismo (2018-atual)

As características do bolsonarismo que o enquadram como fascista e encerramento do curso, repassando as características gerais do fascismo e os motivos que levaram ao seu surgimento nos anos 1930 e anos 2010.

Coordenador do curso: Lincoln F. Secco é livre docente da Universidade de São Paulo, coordenador do Grupo de Estudos de História e Economia Política GMARX-USP, que vem já a algum tempo estudando o tema do fascismo e suas características no Brasil e no mundo. Atualmente, tem se dedicado ao estudo do tema e publicado uma série de artigos sobre o bolsonarismo e seu caráter fascista.

Professores:

– Fernando Sarti Ferreira é doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em História Econômica da USP e professor da rede privada de ensino básico de São Paulo há mais de dez anos. Junto ao GMarx, desenvolveu nos últimos anos uma série de cursos de formação política.

– Rosa Rosa Gomes é mestra pelo Programa de Pós-Graduação em História Econômica da USP, autora do livro Rosa Luxemburgo: crise e revolução. Possui experiência em cursos de formação política para idosos pela prefeitura de São Paulo, também ministrou cursos de História Crítica do Brasil e Introdução a Economia Política. Todos em regiões periféricas da cidade de São Paulo.

Da Fundação Perseu Abramo

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast