Datafolha: 74% dos brasileiros são contra o financiamento empresarial

Levantamento também aponta que 79% dos entrevistados acreditam que doações de empresas estimulam a corrupção

Pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha e encomendada pela Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) mostra que 74% dos brasileiros são contra o financiamento empresarial de campanhas eleitorais. De acordo com o levantamento, apenas 16% dos entrevistados se disseram a favor das doações de empresas e 10% afirmaram não ter opinião formada sobre o assunto.

Além disso, a pesquisa, divulgada pelo jornal “Valor Econômico” nesta segunda-feira (6), aponta que 79% dos brasileiros acreditam que as doações empresariais estimulam a corrupção. O levantamento também mostrou que o Partido dos Trabalhadores segue na frente na preferência dos brasileiros. De cada 100, 7 disseram ter preferência pela legenda petista.

Para o levantamento, foram ouvidas 2.125 pessoas em 135 municípios entre os dias 9 e 13 de junho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Apesar do apelo popular, a Câmara dos Deputados aprovou, no fim de maio, que partidos recebam doações empresariais para campanhas eleitorais. A aprovação aconteceu um dia após o tema ter sido rejeitado em plenário.

Além disso, o financiamento feito por empresas a campanhas também é alvo de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF), de autoria da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do jornal “Valor Econômico”