Datafolha: Lula lidera com folga também nas menções espontâneas

Mesmo depois de decisão do TRF-4, Lula lidera como o nome mais lembrado do eleitorado para ocupar a Presidência da República

Ricardo Stuckert

Lula visita a cidade de Cedro (CE)

Pesquisa Datafolha divulgada nesta quarta-feira (31) pelo jornal “Folha de S. Paulo” traz o ex-presidente Lula bem à frente dos adversários também na pesquisa espontânea.

Uma semana após o acórdão do TRF-4 que confirma a condenação do ex-presidente, o instituto perguntou, sem sugerir nomes de virtuais candidatos, sobre a intenção de voto para as eleições 2018.

Lula foi a resposta dada por 17% dos entrevistados e entrevistadas, mesmo índice registrado na pesquisa Datafolha realizada em dezembro passado.

Jair Bolsonaro (PSC) fica em segundo lugar com 10%, Ciro Gomes (PDT) com 2% e o tucano Geraldo Alckmin é lembrado por apenas 1% dos entrevistados.

Mesmo com as sucessivas tentativas golpistas de desconstruir o legado de desenvolvimento deixado pelos governos do PT, com a perseguição jurídico-midiática que culmina numa condenação sem provas, Lula segue como o candidato da esperança.

O povo sabe que Lula é, sim, vítima de um processo sem crime e sem provas que tem de ser anulado. O povo quer decidir nas urnas as saídas para a crise e o projeto de país que quer para si.

Lula lidera em todos os cenários da estimulada

Contra todas as dezenas de rivais testadas pelo instituto, Lula tem entre 34% e 37% dos votos no primeiro turno e ganha de todos também no segundo turno. O índice de 37% é o mesmo registrado na pesquisa anterior, divulgada no início de dezembro.

Quando confrontados com Lula, outros nomes não têm a força eleitoral do petista. O segundo colocado, deputado Jair Bolsonaro (PSC), tem de 16% a 18% das intenções de voto. Geraldo Alckmin (PSDB) e Ciro Gomes (PDT), aparecem empatados com entre 6% e 7%. Já Marina Silva (Rede) fica com entre 8% e 10%.

Com entre 47% e 49% de intenção de votos no segundo turno nos cenários estudados, Lula segue derrotando com ampla margem os nomes a ele contrapostos. Vence contra Alckmin (que teria 30%), Marina (32%) e Bolsonaro (32%).

*

Foram realizadas 2.826 entrevistas pelo instituto Datafolha em 174 municípios brasileiros entre os dias de 29 e 30 de janeiro. Os resultados apresentam margem de erro de dois pontos para cima ou para baixo. A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR 05351/2018.

Da Redação da Agência PT de Notícias