Datafolha: Lula tem mais voto do que quatro concorrentes somados

Sejam quais forem os candidatos a enfrentar Lula nas eleições deste ano, o ex-presidente tem mais que o dobro das intenções de voto do 2º colocado

Ricardo Stuckert

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acumula mais intenções de voto do que a soma dos quatro candidatos que figuram logo abaixo dele em pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta quarta-feira (31).

No principal cenário apresentado pelo instituto, que inclui Lula, Jair Bolsonaro (PSC), Geraldo Alckmin (PSDB), Ciro Gomes (PDT) e Joaquim Barbosa (sem partido), entre outros, o petista tem a preferência de 37% dos entrevistados.

Na segunda colocação está Bolsonaro, com 16%, à frente de Alckmin (7%), Ciro (7%) e do ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, com 5%.

Ou seja, enquanto o ex-presidente tem sozinho 37% das intenções de voto, os seus quatro principais concorrentes, juntos, somam 35%.

No segundo cenário proposto pelo instituto de pesquisa, Lula tem a preferência de 36% e, na segunda colocação, está Bolsonaro, com 18%, à frente de Alckmin (7%), Ciro (7%) e do pré-candidato do Podemos, Alvaro Dias (4%). Juntos, estes concorrentes têm o mesmo percentual de intenções de votos do petista.

O Datafolha simulou ainda mais três cenários com Lula e diferentes candidatos. Em todos eles, a soma dos quatro melhores colocados na pesquisa não ultrapassa as intenções de voto do ex-presidente, considerando a margem de erro do levantamento, de dois pontos, para mais ou para menos.

Além disso, nas pesquisa espontânea, quando o instituto não sugere nome nenhum ao entrevistado, Lula também vence com folga.

O povo quer Lula na urna!

Divulgada uma semana depois do acórdão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que manteve a condenação do ex-presidente, a pesquisa mostra que, apesar da perseguição políticada condenação sem provas, e do que tentam fazer alguns juízes e desembargadores, o povo quer Lula na urna!

Tanto que o percentual de eleitores e eleitoras que afirma não saber em quem votar ou que declara voto branco ou nulo sobe de 16% para 28% caso Lula seja impedido de se candidatar. Se somado ao número de indecisos, o total dos que deixam de escolher um candidato chega a 36%.

*

Foram realizadas 2.826 entrevistas pelo instituto DataFolha em 174 municípios brasileiros entre os dias de 29 e 30 de janeiro. Os resultados apresentam margem de erro de dois pontos para cima ou para baixo. A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR 05351/2018.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast