Datafolha: Lula tem de 59% a 62% dos votos válidos no 2º turno

Nos cenários estudados, não há quem se aproxime das intenções de voto de Lula, em pesquisa estimulada ou espontânea, em primeiro ou segundo turno

Ricardo Stuckert

Em qualquer cenário, no primeiro ou no segundo turno, o povo já escolheu: quer Lula de novo

Se as eleições presidenciais acontecessem hoje, o ex-presidente Lula venceria com folga seja qual for o cenário simulado em pesquisa do Instituto Datafolha divulgado na quarta-feira (31). E, em um eventual segundo turno, o petista figura nas pesquisas com, pelo menos, 15 pontos percentuais de vantagem em relação a seus concorrentes diretos avaliados, chegando a ter até 62% dos votos válidos.

No caso de um segundo turno entre Lula e o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), 49% dos entrevistados optam pelo petista, contra 30 % que preferem o tucano. Excluindo os votos brancos, nulos e os que não souberam responder, o ex-presidente seria eleito com 62% dos votos válidos,

Já em um eventual cenário com Lula e Marina Silva (Rede), o resultado é de 47% (ou 59% dos votos válidos) a 32% em favor do ex-presidente.

Finalmente, se o concorrente de Lula fosse o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), o petista venceria por 49% a 32%. Em votos válidos, o petista alcança 60,5%.

Assim, o que a pesquisa Datafolha mostra é uma realidade inconteste: eleição sem Lula é fraude. Não há alternativa que se aproxime do número de intenções de voto de Lula, em pesquisa estimulada ou espontânea, em primeiro ou segundo turno.

O povo quer Lula na urna!

Divulgada uma semana depois do acórdão do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), que manteve a condenação do ex-presidente, a pesquisa mostra que, apesar da perseguição políticada condenação sem provas, e do que tentam fazer alguns juízes e desembargadores, o povo quer Lula na urna!

Tanto que o percentual de eleitores e eleitoras que afirma não saber em quem votar ou que declara voto branco ou nulo sobe de 16% para 28% caso Lula seja impedido de se candidatar. Se somado ao número de indecisos, o total dos que deixam de escolher um candidato chega a 36%.

*

Foram realizadas 2.826 entrevistas pelo instituto DataFolha em 174 municípios brasileiros entre os dias de 29 e 30 de janeiro. Os resultados apresentam margem de erro de dois pontos para cima ou para baixo. A pesquisa foi registrada no TSE com o número BR 05351/2018.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast