Datafolha: sete em cada dez brasileiros são contra privatização

70% da população não quer a privatização da Petrobras incluindo eleitores do PSDB – partido golpista que apoia a venda das empresas estaiais.

Petrobras

Pesquisa Datafolha divulgada nesta terça-feira (26) mostra que sete em cada dez  brasileiros são contra a política de privatização do governo golpista, claramente gerenciada pelo empresariado e bancos privados. A maior parte dos brasileiros – 67% – também acredita que a venda de empresas estatais gera mais prejuízo do que benefício para a população.

De acordo com especialistas ouvidas pela Folha de S. Paulo, é justamente a resistência às privatizações que dificulta o governo a vender as estatais, como no caso da Eletrobras.

A venda da Petrobras também é rechaçada por 70% da população. Ministros e pessoas ligadas ao governo golpista já deram declarações afirmando que existe a intenção de privatizar a empresa. Coincidentemente, o governo deu início a uma operação de desmonte da Petrobras auxiliada, inclusive, pela Lava Jato. Junto a essa estratégia, está a venda do pré-sal brasileiro e a redução da participação da empresa na exploração do óleo.

A venda das empresas estatais é denunciada amplamente pelo PT e por outros partidos de oposição que têm ocupado o Parlamento e votando contrário aos projetos governistas.

Simpatizantes do PSDB também são contra

A oposição às privatizações foi encontrada em todos os estratos sociais, apenas entre pessoas com renda mínimo de dez salários mínimos por mês, a política é aprovada em maioria.

Até entre eleitores do PSDB, um dos partidos do golpe e que aprovam esse tipo de medida, a privatização é rechaçada com 55% de tucanos contrários.

Vale lembrar que a venda das empresas brasileiras é defendida publicamente por lideranças tucanas, como o governos de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB). Em novembro ele defendeu a privatização de todas as estatais criadas nos governos do PT.

“Um terço das estatais federais foi criada pelos governos do PT. A maioria delas deve ser privatizada. Não tem nenhuma razão para o Estado continuar tocando”, disse o tucano cuja lista inclui braços da Petrobras, como as sucursais colombiana, mexicana e a Pré-sal Petróleo S.A..

A política neoliberal implantada no Brasil pós golpe tem como base a retirada de direitos, o sacrifício do trabalhador em troca da política do mercado financeiro que tem como um dos pilares a privatização das empresas públicas. Várias pesquisas realizadas neste ano mostram que população entendeu o que está acontecendo e se posiciona claramente contrária à política do atual governo, como no caso das reformas.

De acordo com a pesquisa Datafolha, os moradores do Norte e Nordeste são os mais resistentes à desestatização, com 78% e 76% respectivamente. No sudeste, 65% são contrários também.

Foram ouvidas 2.765 pessoas com margem de erro de dois pontos percentuais.

Da Redação da Agência PT de Notícias

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast