De Fernando Morais, novo livro sobre Lula deve ser publicado em dezembro

Futuro trabalho do renomado biógrafo brasileiro irá contar em detalhes os bastidores e histórias inéditas que levaram o ex-presidente ao cárcere político em 1980 e 2018

Divulgação

Fernando Morais

Autor de alguns dos maiores livros de não-ficção já publicados no Brasil, o escritor Fernando Morais já tem o tema do seu próximo livro: Luiz Inácio Lula da Silva. A nova obra ainda não tem título definido, mas o trabalho já está bastante adiantado e a previsão de lançamento para o mês de dezembro.

Diferentemente da biografia Lula, o Filho do Brasil (Denise Paraná, 1996), o novo livro não pretende contar de maneira cronológica a vida do ex-presidente. O foco escolhido pelo biógrafo se concentrará nas duas prisões políticas cometidas contra Lula. Na primeira parte, contará os bastidores e histórias inéditas sobre o cárcere arbitrário de 2018, consequência incontestável de um projeto de poder que começou dois anos antes com o impeachment de Dilma Rousseff.

“O período que vai do início do golpe contra a Dilma até a prisão dele acabou produzindo um amadurecimento político no Lula que provavelmente ele não tenha tido nas décadas anteriores como presidente da República ou como líder sindical, ativista político. Estou convencido disso. Foi uma coisa homeopática; tem um dia que ele deu uma sacudida”, revelou Morais ao Tutameia. 

Depois, o livro voltará ao passado para relembrar os caminhos obscuros que levaram o então líder sindical Lula a ser preso pela ditadura militar em 1980 por organizar graves – manifestação proibida a partir de 1968 pelo Ato Institucional Número 5, medida que legitimou a violência das forças de repressão contra qualquer um que se fosse contrário o governo autoritário.

Assista a entrevista ao Tutameia:

Da Redação da Agência PT com informações do Tutameia

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast