Décio Lima: parceria com Lula vai respeitar Santa Catarina

Durante debate televisivo, petista comparou os altos investimentos dos governos petistas com os irrisórios de Bolsonaro, que o Estado

Ricardo Stuckert

Lula com Décio Lima, candidato a governador pelo PT em Santa Catarina

De um lado, Décio Lima (PT), representante dos governos federais que mais fizeram por Santa Catarina na história. De outro, adoradores de um desgoverno que transformou recurso federal em mito, no maior desrespeito da história do Estado. A diferença é óbvia. Catarinense que preza pelo seu Estado não tem dúvida: neste domingo, é Lula presidente e Décio Lima governador para retomar uma parceria que valoriza o Estado e promove investimentos e o desenvolvimento econômico e social.

Candidato a governador pela Frente Democrática (PT, PSB, PCdoB, PV e Solidariedade), o líder do Time do Lula Décio Lima comparou, durante debate promovido nesta terça-feira (27) pela TV Globo, o volumoso investimento dos governos Lula e Dilma em Santa Catarina com os valores irrisórios do atual governo.

LEGADO: saiba o que os governos do PT fizeram por Santa Catarina

“A parceria com um governo federal que respeita Santa Catarina vai voltar. E é só comparar: com Lula, 60% do que nós contribuíamos em impostos voltava ao nosso Estado. Com Bolsonaro, apenas 7%. Esse valor é completamente insuficiente para atender as rodovias federais do Estado, que estão entre as piores do Brasil inteiro. E eu garanto: com Lula na Presidência e a gente no governo do Estado, os investimentos voltarão”, afirmou Décio.

Ele lembrou ainda que, com os governos do PT, Santa Catarina recebeu muito mais recursos federais, sendo que entre 2010 e 2015 os repasses aumentaram mais de 69%, além dos programas desenvolvidos para melhorar a qualidade de vida dos catarinenses. “Me refiro às mais de 2 mil farmácias populares que foram implantadas pelo Estado, distribuindo medicamentos gratuitamente ou com descontos para cerca de 1,8 milhão de pessoas. Falo também sobre o programa Mais Médicos, que abriu 559 vagas em 216 municípios — especialmente os do interior. E tem ainda o programa Saúde da Família, que teve um aumento de 20% no número de equipes e alcançou 75% da nossa população”, relatou.

TIME DO LULA: Décio Lima é o candidato de Lula para governar Santa Catarina

O candidato petista mencionou ainda os muitos investimentos realizados para melhorar a infraestrutura da saúde pública. “O número de unidades básicas de saúde aumentou em 20% e foram construídas 31 unidades de pronto atendimento (UPAs). Foram adquiridas 103 ambulâncias básicas e 24 UTIs móveis, cobrindo 293 municípios, com 8 centrais. Isso sim é gostar e cuidar dos catarinenses! É esse o tratamento que Santa Catarina merece e que voltará a ter com Lula presidente e Décio governador”, enfatizou.

Décio Lima afirmou ainda durante o debate que pretende iniciar a sua gestão à frente do governo estadual atuando para resolver “os problemas das feridas humanas e sociais que nós temos em nosso estado”. E emendou: “Tenho um orgulho enorme de aprender ao longo dessa função que as obras mais importantes são as obras humanas. Não vamos permitir gente em situação de rua, nem a fome e a miséria que hoje também atinge os catarinenses. Nós resolveremos rapidamente os flagelos que SC tem hoje e que infelizmente nos envergonham”.

LEIA MAIS: conheça o Plano de Governo da chapa Décio/Bia para Santa Catarina

Décio deixou claro que pretende governar em favor de todos os setores sociais e econômicos de Santa Catarina. “Eu serei o Governador que pertencerá aos valores do nosso estado. Do cooperativismo, da pequena economia, da agricultura familiar, dos empresários aos trabalhadores, que conduzirá SC com todos os catarinenses”, destacou.

Décio Lima disputa o governo estadual tendo como candidata a vice-governadora Bia Vargas (PSB) e Dário Berger, também do PSB, atual senador e candidato à reeleição.

LEIA MAIS: conheça os candidatos e candidatas do PT em Santa Catarina

O PT-SC indicou para disputar as 16 vagas de deputado federal, 13 nomes, dos quais 6 mulheres. Para a Assembleia Legislativa, que tem 40 cadeiras, o partido apresenta 37 candidaturas, sendo 12 mulheres.

Confira abaixo a lista completa com nomes e números dos candidatos e candidatas do Time do Lula no Estado de Santa Catarina:

TIME DO LULA SANTA CATARINA