Delegação brasileira é boicotada na ONU em repúdio ao golpe

Dezenas de representantes de outros países saíram do plenário da ONU no Palácio das Nações quando a representação brasileira começou sua fala em Genebra

Foto: Lula Marques/Agência PT

O governo ilegítimo do golpista Michel Temer mais uma vez foi motivo de protesto, desta vez em Genebra, na Suíça. Durante uma reunião realizada na segunda-feira (24), dezenas de membros das delegações de outros países se retiraram do plenário no Palácio das Nações quando a representação brasileira começou sua fala.

Representante do Brasil é boicotada na ONU (Foto: reprodução)

Representante do Brasil é boicotada na ONU (Foto: reprodução)

Era a segunda sessão do grupo de trabalho intergovernamental aberto sobre as corporações transnacionais e outras empresas em relação aos direitos humanos.

Um vídeo do momento no qual as pessoas deixam a sala foi divulgado nas redes sociais. Na cobertura oficial das Nações Unidas, é possível ver que a representante do Brasil é a mesma da imagem que circula nas redes sociais.

Devido às diversas questões sobre a veracidade do vídeo e da ação, faço um pequena edição aqui:Quando fiz o post, nunca imaginei que fosse ter esse nível de compartilhamento e visualização. Outras pessoas também postaram a respeito da ação e, por alguma razão inexplicável, esta postagem viralizou.Fui uma entre as muitas pessoas que estavam lá e participaram. Entendo completamente que as pessoas que não me conhecem perguntem sobre a fonte. Eu faria o mesmo. O post estava dirigido às pessoas que me conhecem e sabem que eu não inventaria algo assim. Como ele alcançou gente muito além de meu círculo de contatos, compartilho aqui duas notícias, feitas por duas redes/movimentos internacionalmente reconhecidas que estavam em Genebra e participaram do ato:1) La Via Campesina: https://viacampesina.org/es/index.php/acciones-y-eventos-mainmenu-26/no-a-las-transnacionales-mainmenu-80/2813-la-via-campesina-apoya-movilizacion-en-la-onu-a-favor-de-un-tratado-vinculante-para-desmantelar-el-poder-corporativo(ver terceiro parágrafo)2) Radio Mundo Real (plataforma de comunicação de Amigos da Terra Internacional): http://radiomundoreal.fm/9417-voces-nao-nos-representamEspero que sejam fontes úteis. Sou parte de movimentos mais amplos que em articulação internacional organizaram o ato. O ato é em solidariedade a todxs nós que lutamos e resistimos contra o golpe e continuaremos a fazê-lo em defesa da democracia. #ForaTemer****Post original:Dezenas de pessoas se retiram da sala do Conselho de Direitos Humanos da ONU em Genebra quando a representação brasileira começa a falar, em ato de protesto ao golpe e contra o governo ilegítimo!!! Era segunda-feira, 24 de outubro de 2016 e início da sessão de negociação de Tratado para julgar empresas transnacionais por crimes e violações, muitas das quais também implicam em rupturas na democracia.Os golpistas querem aparentar normalidade, mas não passarão! A solidariedade internacional de pessoas de todo o mundo foi impressionante! #ForaTemerCrédito do vídeo: Víctor Barro Amigos de la Tierra Espanha

Publicado por Diana Aguiar em Quarta, 26 de outubro de 2016

Da Redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast