Partido dos Trabalhadores cumpre agenda política no Reino Unido

Senador Humberto Costa (PT-PE) e Romênio Pereira, secretário de Relações Internacionais do PT, foram a Londres para cumprir uma extensa agenda de reuniões políticas e encontros com partido amigo

Juliana Bueno

Romenio Pereira (SRI/PT), David Evans (Secretario Geral Labour Party) e Senador Humberto Costa Crédito: Juliana Bueno

O Secretário de Relações Internacionais do PT, Romênio Pereira e o Senador Humberto Costa (PT-PE) estiveram entre os dias 25-29 de junho no Reino Unido e tiveram uma agenda extensa de visita com vários interlocutores.

No domingo 26, Romênio Pereira e o Senador Humberto Costa tiveram uma reunião aberta à Coordenação do Núcleo de Londres, que contou com a presença de Fernanda Otero, Co-coordenadora do Núcleo da Irlanda, Elda Cardoso, responsável pelo coletivo anti-racista do Núcleo de Londres, e Julia Felmanas, Coordenadora do Núcleo de Londres.

O Núcleo do PT de Londres acompanhou as visitas ao Partido Trabalhista (Labour Party), ao Partido Nacional Escocês (SNP) e à TUC – a única Central de Trabalhadores no Reino Unido. A delegação foi muito bem recebida por onde passou.Foram discutidos os temas das eleições, as possíveis ameaças à democracia por Bolsonaro e questões como meio ambiente, desenvolvimento e paz e o papel de liderança do Brasil sob Lula na América Latina e no mundo.

Romênio Pereira e Humberto Costa relataram a situação desesperadora em que a população brasileira se encontra sob Bolsonaro e a necessidade de Lula, que lidera sozinho as pesquisas de opinião, ganhar as eleições. Eles salientaram o perigo, em termos climáticos, de uma continuação do governo Bolsonaro, citando também o aumento de ameaças e assassinatosde indígenas, quilombolas, membros das populações tradicionais e ativistas da terra e do meio-ambiente, como também o verdadeiro genocida perpretado contra a população pobre e preta nas cidades brasileiras.

Na agenda do dia 27, acompanhada pela coordenadora do núcleo de Londres, Julia Felmanas, a delegação se encontrou com o Secretário Geral do Partido Trabalhista, David Evans, o Ministro Sombra para a América Latina e Caribe, Fabian Hamilton,  Lord Ray Colins of Highbury, Vice-Líder Trabalhista da Câmara dos Lordes e a Vice-Líder do Partido Trabalhista, a Parlamentar Angela Rayer e a Secretária Geral da TUC, Frances O’Grady. Todos se demonstraram preocupados como necessidade de derrotar a extrema-direita no mundo

A TUC, tradicional parceira da CUT, tem o Brasil com país prioritário desde o Golpe contra a Presidenta Dilma Rousseff e os ataques às leis trabalhistas por Temer em 2017.  A central lançou um relatório “The Challenge to Democracy in Brazil[1]” (Os Desafios à Democracia no Brasil) em novembro 2021 demonstrando grande interesse e conhecimento pelo que passa no Brasil, disse já estar conversando com o Partido Trabalhista Britânico para organizar uma delegação para observar as eleições em outubro. Esta sendo uma das demandas feitas pela delegação petista em todas as suas reuniões, seja oficialmente através do TSE ou com convite do próprio PT.

Senador Humberto Costa, Fabien Hamilton MP (Shadow Minister for Peace, & Disarmament and for Latin America) e Romênio Pereira (SRI/PT). Foto: Juliana  Bueno

No dia 29, o Secretário de Relações Internacionais do PT, Romênio Pereira, teve um primeiro encontro com Parlamentares do Partido Nacional Escocês, SNP, estreitando os laços com este partido amigo, acompanhado pela Coordenadora do Núcleo de Londres, Julia Felmanas e a responsável pelo coletivo anti-racista do núcleo de Londres, Elda Cardoso.

Estiveram na reunião os parlamentares Anne McLaughlin e Martin Docherty Hughes que também demonstraram preocupação com os rumos do Brasil e interesse em enviar delegados para observar as eleições em outubro.  A visita, que se deu no Parlamento Britânico, culminou com a possibilidade de convite de uma visita à Escócia para começo de setembro.

A visita do Secretário de Relações Internacionais foi concluida com um almoçoem que o Senador Humberto Costa também compareceu, organizado pelo Núcleo de Londres, que contou com a presença de figuras que se mantiveram fieis ao PT durante os tempos mais difíceis do golpe contra a Presidenta Dilma e a prisão do Presidente Lula.

Estiveram presentes no: almoço Jeremy Corbyn (parlamentar independente) diretor e fundador do Peace and Justice Project[1], Baronesa Christine Blower, ex-sindicalista, co-diretora do Peace and Justice Project e parlamentar dos Trabalistas na Câmara dos Lordes, Richard Burgon, MP Trabalhista e Presidente do Brazil Solidarity Initiative[2] (Iniciativa de Solidariedade ao Brasil), Mohammad Suhil, candidato a Representante de Relações Internacionais do Young Labour (Juventude Trabalhista), Ana Caistor, Coordenadora de Campanha da Internacional Progressista e Francisco Dominguez, Professor na Universidade de Middlessex e Diretor do Centro de Estudos Brasileiros e Latino-Americanos.

Pelo Núcleo de Londres estiveram presentes Julia Felmanas, Coordenadora, Ana Rojas, responsável pela comunicação, Elda Cardoso, Coletivo Anti-racista e Bia Ratton, JPT na coordenação do Núcleo.

Fernanda Otero (Irlanda), Romênio Pereira (SRI/PT), Elda Cardoso (Núcleo do Reino Unido), Senador Humberto Costa e Julia Felmanas (Núcleo do Reino Unido). Crédito: Julia Felmanas.

[1]https://www.tuc.org.uk/research-analysis/reports/challenge-democracy-brazil

[2]https://thecorbynproject.com/who-we-are/

[3] https://nocoupinbrazil.wordpress.com/about/

Da Redação, com SRI

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast