Democracia brasileira está em processo de “erosão”, diz estudo sueco

Segundo estudo da Universidade de Gotemburgo, Brasil é um dos 24 países afetados por onda de autocratização e processo leva em conta ataques à liberdade de expressão

Lula Marques/Agência PT

Manifestação contra o impeachment e defesa da democracia

O Brasil entrou para o preocupante grupo de países que estão sofrendo uma “erosão” em suas democracias. O estudo que mostra a ocorrência desse processo foi feito pelo Instituto V-Dem, da Universidade de Gotemburgo, considerado o maior banco de dados sobre democracias no mundo.

De acordo com texto de Jamil Chade no UOL, o novo estudo publicado recentemente coloca 24 países como “afetados severamente pelo que é estabelecido como uma terceira onda de autocratização”. O estudo aponta, além do Brasil, outros países em situação semelhante como Índia, Estados Unidos e alguns países da Europa.

Os dados se referem ao ano eleitoral de 2018 considerando a tensão política do período e os ataques à liberdade de expressão, direitos e discursos de ódio.

Desde o golpe contra Dilma Rousseff em 2016, o Brasil acelerou seu retrocesso em relação ao modelo democrático. Diversos fatores contribuem para a contínua derrocada de pontos como: “ataques contra o pluralismo da imprensa, academia e liberdade cultural e uma substancial polarização na sociedade”.

Democracia em queda

Em estudo da mesma instituição no ano passado, o Brasil já era o país que mais havia sofrido com retrocessos nos últimos dois anos (justamente após o golpe contra a presidenta democraticamente eleita Dilma Rousseff). A primeira queda veio em 2014 justamente devido à não aceitação de derrota nas eleições pelo PSDB naquele ano. A aceitação do resultado das urnas, por exemplo, vinha em alta e sofreu um declínio quando houve a tentativa de “tapetão” pelo PSDB.

A liberdade de expressão acadêmica, de imprensa e distribuição igualitária de poder também sofreram queda vertiginosa. Tempos depois, o golpe contra Dilma e a prisão arbitrária do ex-presidente Lula contribuíram para que a “erosão” aumentasse.

Da Redação Agência PT de Notícias com informações do UOL

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast