Democracia no Ar: um programa em defesa de Lula e contra o golpe
Transmitido diariamente pelas Rádios Linha Direta e Democracia, o programa apoia o fortalecimento das formas de comunicação alternativas e de defesa da democracia
Publicado em
Lançado poucos dias antes da instauração do golpe político e midiático contra a presidenta eleita Dilma, o programa Democracia no Ar – Rede Nacional da Legalidade surgiu com o objetivo de fortalecer as formas de comunicação independentes, alternativas e de resistência ao golpe.
O projeto é uma iniciativa das bancadas do PT no Senado e na Câmara Federal, ao lado de outras lideranças partidárias, de centrais sindicais como a CUT, de movimentos sociais como o MST, do Instituto Lula, do Forum 21, de blogs e sites alternativos, entre muitos outros protagonistas em defesa da democracia.
“O programa foi idealizado por Carlos Tibúrcio, Gilberto Carvalho e militantes do partido para ajudar na defesa da democracia, do partido e de Lula”, explica Cidão, o secretário de Comunicação do PT-SP.
O programa foi lançado no dia 24 de agosto de 2016, dia histórico do suicídio do Presidente Getulio Vargas e, também, data que antecedeu o processo de votação do impeachment de Dilma Rousseff, no Senado Federal.
Com o objetivo de defender a democracia e lutar contra a perseguição ao Partido dos Trabalhadores, o programa reforçou sua transmissão após a consolidação do golpe e passou a ser exibido diariamente.
Inspirado na Rede da Legalidade de Brizola, o Democracia no Ar trabalha com duas edições diárias e é transmitido pelas rádios Democracia, de Brasília, e Linha Direta, de São Paulo.
De segunda a sexta, o programa vai ao ar das 7h30 às 8h30, sob a coordenação de Gilberto Carvalho em Brasília, e das 18h às 19h, sob coordenação de Carlos Tibúrcio, de São Paulo. Dessa forma, as duas edições são transmitidas na capital paulista e na federal.
Carlos Tibúrcio, apresentador da edição paulista, explica que a Rádio Linha Direta reprisa a edição matinal de Brasília às 13h, porque na parte da manhã a rádio transmite simultaneamente o programa da Rede Brasil Atual. Já em Brasília, a Rádio Democracia exibia a edição paulista no mesmo horário, às 18h.
Além das web rádios, os ouvintes podem acompanhar o programa pelo aplicativo LD, da Rádio Linha Direta, que pode ser baixado gratuitamente na Google Play e na Apple Store.
“Em São Paulo, o programa já alcançou uma média de 11 mil audições por dia e na capital federal, a Rádio Democracia faz parte de uma rede de rádios comunitárias e tem uma grande expressão nacional”, comemora Tibúrcio.
Um Brasil justo pra todos e pra Lula
O programa trabalha na luta contra o golpe e apoia fortemente a campanha Um Brasil justo pra todos e pra Lula, que foi lançada no começo de novembro de 2016, na Casa de Portugal, com o objetivo de iniciar um amplo movimento por todo país e também no exterior, com eventos e manifestações contra as perseguições ao ex-presidente Lula e em defesa da democracia.
“A partir de 2017, o programa estará cada vez mais engajado nesta campanha e na luta contra as perseguições ao ex-presidente Lula”, diz Tibúrcio.
O apresentador ainda ressalta que, a equipe do programa está investindo na produção das redes sociais. Assim, a expectativa é que, em 2017, os ouvintes e militantes possam estreitar o contato com o Democracia no Ar.
“Outra novidade é que não está descartada a transmissão do sinal do programa via satélite, nos primeiros meses de 2017”, torce o apresentador.
Da Redação da Agência PT de Notícias