Deputadas do PT concorrem ao Prêmio Congresso em Foco 2021

Votação na internet acontece de 1º a 30 de setembro

Érika Kokay (DF), Maria do Rosário (RS), Natália Bonavides (RN), Professora Rosa Neide (MT) e Rejane Dias (PI),  concorrem ao Prêmio Congresso em Foco na categoria Melhores na Câmara. A lista das finalistas foi divulgada nesta segunda-feira (30), o Prêmio está na 14ª edição e é um dos mais importantes da política brasileira. A votação na internet vai do dia 1 a 30 de setembro. A premiação acontece no dia 21 de outubro.

O Prêmio Congresso em Foco será entregue a parlamentares que melhor representam a população, a escolha será conforme votações do público na internet, de jornalistas que cobrem o Congresso e um júri especializado. Entre os objetivos do Prêmio está o fortalecimento da democracia, o estímulo à cidadania e valorização aquelas e aqueles que melhor representam a população, de acordo com os públicos votantes.

Além da categoria principal, de Melhores na Câmara e Melhores no Senado, existem mais três categorias especiais, Defesa da Educação, Clima e Sustentabilidade e Mulheres na Política.

“No ano passado, fomos o mandato potiguar mais bem avaliado na Câmara e em defesa da educação, e a segunda deputada federal do Nordeste mais bem avaliada na categoria Melhores da Câmara. Ser indicada em todas as categorias desse ano é mais um grande reconhecimento. Seguimos firmes na luta em defesa dos direitos da classe trabalhadora e contamos com o voto de todas e todos neste próximo concurso de premiação”, ressalta a deputada Natália Bonavides.

Educação

A categoria especial Defesa da Educação é concedida pelo movimento Todos pela Educação. De acordo com o Congresso em Foco, a lista foi formada a partir da afinidade dos parlamentares aptos à categoria geral de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”, com o tema. Foram avaliadas a produção legislativa, a apresentação de propostas, a participação nas discussões, entre outros pontos, voltados para a promoção de uma educação inclusiva e de qualidade.

Nesta categoria também concorrem Maria do Rosário (RS), Natália Bonavides (RN), Professora Rosa Neide (MT) e Rejane Dias (PI).

“Ser indicada a esse prêmio é uma demonstração de que estamos no caminho certo, o caminho do crescimento através da Educação. Durante todo o nosso mandato, a Educação sempre foi um tema transversal com outras áreas, como a inclusão, o social, a tecnologia e o empreendedorismo. Isso faz com que a Educação seja alicerce de todas essas ideias e projetos. Me sinto feliz, orgulhosa, de que nosso partido, o PT, tenha tido todo esse destaque nesse que é um dos maiores prêmios da área política no Brasil”, destaca a deputada Rejane Dias.

Clima e Sustentabilidade

O Prêmio também reconhece parlamentares que mais se destacam na pauta socioambiental. A categoria especial Clima e Sustentabilidade, concedida pelo Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS). Segundo o Congresso em Foco, a lista dos congressistas aptos a concorrer nessa categoria foi formada a partir da produção legislativa, da posição nas votações, da participação nas discussões, entre outros fatores técnicos, relação à produção dos recursos naturais e do clima.

Nesta categoria, concorrem as deputadas Érika Kokay (DF), Maria do Rosário, Natália Bonavides,  Professora Rosa Neide e Rejane Dias.

Mulheres na Política

Este ano, será a primeira vez que o Prêmio Congresso em Foco homenageará as parlamentares que se destacaram ao longo do ano na defesa de propostas legislativas relacionadas à igualdade de gênero ou que contribuam para o aumento da representatividade política feminina. A categoria especial “Mulheres na Política” é disputada por todas as congressistas aptas na categoria geral de “Melhores na Câmara” e “Melhores no Senado”. Nesta categoria concorrem Érika Kokay, Maria do Rosário, Natália Bonavides e Professora Rosa Neide.

Redação, Elas por Elas, com informações do Congresso em Foco

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast