Deputado analisa queda no desemprego: “Resultado das políticas de Lula”

Merlong Solano (PT-PI) afirma que medidas do governo Lula recuperaram a renda da população, o que gerou um impacto positivo na economia do país 

TvPT/Reprodução

O deputado federal Merlong Solano: "A confiança voltou a se estabelecer entre os agentes políticos, institucionais e econômicos”

O deputado federal Merlong Solano (PT-PI) analisou, em entrevista ao Jornal PT Brasil, nesta segunda-feira (2), a queda do desemprego no Brasil, que, segundo o IBGE, chegou a 7,8%, recuando para os níveis registrados em 2015.

“É o resultado positivo de políticas que estão sendo implementadas no nosso país desde janeiro, com a posse do presidente Lula”, afirmou o deputado, que foi relator na Câmara de duas dessas políticas: a de valorização do salário mínimo e a atualização da tabela do Imposto de Renda, que isentou quem ganha até R$ 2.640.

De acordo com o deputado, essas medidas, somadas a outras, como o novo Bolsa Família e o programa Desenrola Brasil, contribuíram para aumentar a renda das famílias, o que teve um impacto direto na economia.

“Esse conjunto de medidas e outras aumentaram a capacidade de consumo das famílias, incentivaram o nosso mercado consumidor e, portanto, o crescimento da produção”, analisou Solano, destacando ainda a importância da estabilidade institucional trazida pelo governo Lula.

“Em lugar de um presidente que agredia diariamente as instituições e ameaçava a democracia, temos um presidente que respeita a Constituição, os poderes e os contratos, que recuperou a credibilidade internacional do país antes mesmo de assumir. A confiança voltou a se estabelecer entre os agentes políticos, institucionais e econômicos. E a confiança é um fator fundamental para a economia”, afirmou.

O parlamentar celebrou ainda o aumento do número de empregos com carteira assinada e ironizou as projeções de crescimento do PIB feitas pelo mercado, que a cada semana são atualizadas para cima. “Os analistas parecem que se especializaram em ser pessimistas quando se trata do governo do presidente Lula. Agora estão queimando a língua”.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast