Deputados do PT visitam a Feira da Agricultura Familiar na Alba

Feira integra programação da Semana da Agricultura Familiar promovida pela Bancada do Partido dos Trabalhadores na Assembleia Legislativa da Bahia

PT na Alba

Feira da Agricultura Familiar na Alba

Frutas, hortaliças, vegetais, doces e biscoitos foram alguns dos produtos orgânicos e agroecológicos adquiridos pelos deputados do PT que visitaram, na tarde desta terça-feira (6), a Feira Livre da Agricultura Familiar instalada na área externa da Assembleia Legislativa da Bahia. A feira, que acontece até o dia 8 de agosto, integra a programação da Semana da Agricultura Familiar da ALBA, evento proposto para fortalecer as políticas públicas do desenvolvimento rural, além de publicizar os processos de assistência técnica e agricultura familiar no Estado.

Para o líder do PT na Assembleia, deputado Marcelino Galo, promover a Semana da Agricultura Familiar na Casa tem uma importância fundamental, uma vez que 70% dos alimentos que vão à mesa dos brasileiros são da agricultura familiar. “Hoje, quando você senta para almoçar e tomar seu café, temos uma diversidade de alimentos que vem de homens e mulheres que trabalham na agricultura familiar. São produtos de extrema qualidade, comida de verdade e sem veneno”, afirmou o petista.

A deputada Fátima Nunes acredita que o evento reforça a importância social e econômica da agricultura familiar, além de promover a valorização do trabalho desempenhado pelos agricultores baianos. “Queremos que sejam homens e mulheres cada vez mais valorizados, e que tenham políticas públicas de apoio para que possam viver com dignidade e orgulho de estarem no campo produzindo alimento para o nosso país”, disse Fátima.

Também presente no evento, a deputada Neusa Cadore destacou o cenário de desmonte do Governo Bolsonaro, como o congelamento de investimentos em áreas prioritárias como saúde e educação, além dos cortes nas políticas públicas de saneamento básico e no orçamento do Ministério da Agricultura, que impactaram diretamente na agricultura familiar no Brasil. “Essa feira tem um impacto muito positivo, uma vez que os agricultores familiares mantêm a tradição de proteção ao meio ambiente, do apoio ao cooperativismo rural e, nesse cenário, é importante reafirmar esses valores”, acrescentou.

Para o deputado Jacó, a agricultura familiar representa a lógica de produção sustentável, orgânica, de respeito ao meio ambiente e que envolve a mão de obra familiar. “Esse é o modelo de agricultura que eu defendo e que a bancada do nosso partido defende, por entender que nós precisamos possibilitar que o acesso à terra seja democratizado, produzindo vidas, respeitando o meio ambiente, gerando emprego e riqueza com distribuição de renda”, assegurou.

Além da feira livre, a programação da Semana da Agricultura Familiar na Assembleia Legislativa inclui também um ciclo de palestras e discussões como o Agricultura Familiar em Debate – Avanços e Perspectivas, que acontece amanhã, dia 7, a partir das 9h, no Auditório Jorge Calmon e uma sessão especial que na próxima quinta-feira (8), às 15h, no plenário da Casa, com o tema “Agricultura Familiar – Se o campo não planta, a cidade não janta”.

A Semana da Agricultura Familiar é promovida pela Bancada do PT na Assembleia e organizações sociais como a Articulação do Semiárido Bahia (ASA-BA), o Fórum Baiano da Agricultura Familiar (FBAF), o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), a Articulação de Agroecologia na Bahia (AABA), o Fórum de Combate aos Agrotóxicos e a Rede das Escolas Famílias Agrícolas Integradas do Semiárido (REFAISA), além do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (BAHIATER).

Ascom PT na Assembleia Legislativa da Bahia

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast