Dia dos Namorados: Comércio registra alta e deve movimentar R$ 7,7 bi

Previsão de faturamento do comércio com enamorados também apaixona comerciantes: R$ 7,7 bilhões; é a chance de recuperação das vendas em baixa

O comércio varejista espera faturar R$ 7,7 bilhões com as vendas para o Dia dos Namorados, valor 1,5% acima do resultado registrado em 2014. A estimativa é da pesquisa nacional da Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), em parceria com Instituto Ipsos, divulgada nessa quinta-feira (11).

A expectativa é de que o valor médio dos presentes com os quais os enamorados pretendem comemorar a data suba 5% em relação a 2014. O valor gasto deve passar de R$ 155,69 para R$ 163,47.

A data é, ao lado da Páscoa, a terceira mais importante para o comércio brasileiro, depois do Natal e do Dia das Mães.

As roupas são preferência dos que pretendem presentar. Um de cada três pesquisados afirmaram ter programado algum tipo de comemoração. Foram ouvidos 1,2 mil consumidores em 72 municípios do país no período de duas semanas entre os dias 15 e 28 de maio.

A expectativa do setor é que o faturamento ajude a recuperar as empresas do período de retração das vendas no varejo e que datas festivas amenizem os efeitos da desaceleração na economia. A pesquisa também registra maior adesão dos namorados a programas como ir ao teatro ou ao cinema, jantar fora e viajar.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil