Diego Maradona sempre soube distinguir os canalhas e valorizar os dignos

Colunista do jornal argentino Página 12, Adrián Paenza faz um emocionado relato de despedida do craque argentino. “Quantas pessoas no mundo são capazes de tocar tantas outras e transformá-las? Quantos podem dizer que cruzaram a vida de tantas pessoas? Eles são poucos, muito poucos. Diego foi sem dúvida um deles”, aponta

Página 12

Diego Maradona

Adrián Paenza | Página 12

Agora não podemos fazer mais nada. Já está.

Maradona já foi um mito enquanto viveu. Agora, outro capítulo começará, o capítulo interminável de todos aqueles que o viram, o conheceram, falaram, tocaram nele ou tiveram algum tipo de anedota com ele.

Quantas pessoas no mundo são capazes de tocar tantas outras e transformá-las? Quantos podem dizer que cruzaram a vida de tantas pessoas? Eles são poucos, muito poucos. Diego foi sem dúvida um deles.

Quando escrevo transformar, penso no que uma emoção produz nos outros, os desloca, os faz vibrar, produz secreções químicas, alterações no corpo. Você grita e pula, mas opta por fazê-lo, talvez porque não consegue se conter, mas ainda é volitivo. Por outro lado, emoções genuínas não podem ser autogeradas, elas requerem um estímulo externo.

Enquanto driblava ingleses no México, ele não sabia qual seria o fim. Nem aqui. Foi evitando os solavancos internos e externos, até que chegasse esse fim. Dizer que um dos maiores da história morreu é um eufemismo. Sempre foi curioso para mim vê-lo gostar de fazer coisas que os outros não podiam, sem “esfregar” o rosto.

Saiu muito cedo e já não vai conseguir responder à pergunta que tantas vezes lhe fiz, em privado e em público: a que altura ele percebeu que era diferente dos outros? Como foi? Em que momento você pensou nisso? Em que ponto você percebeu? Foi um episódio ou uma sucessão?

Agora, vamos começar a reunir as melhores lembranças. Se fôssemos capazes, deveríamos evitar a construção de um mito imperfeito, mas sim rever como um dos “nossos”, quero dizer “nossa espécie”, poderia violar as leis da física, ir aonde não poderia, quebrar sua cintura sem estar separado do corpo, e usando um pé esquerdo que, por falta de palavra melhor, posso qualificar de biônico.

Um amigo me deixou, com virtudes e misérias como todos os humanos, mas mesmo nas misérias sempre soube distinguir os canalhas e valorizar os dignos como Che e Fidel. E é por isso que sempre escolheu Víctor Hugo como seu parceiro jornalístico .

Ele sempre soube, para além desse cabo de guerra, quem eram os mocinhos e onde estavam os bandidos.

Maradooooooooo …… Chau Diego, obrigado.

 

Publicado originalmente no jornal Página 12.

 

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Lula e Dilma lamentam a morte do genial Diego Maradona Esportes

Mais notícias

PT Cast