Dilma: Crédito barato do Pronaf ajuda a modernizar a Agricultura Familiar

A presidenta Dilma Rousseff afirmou em seu programa semanal de rádio Café com a Presidenta que somente na safra 2013/2014 os agricultores familiares já tomaram R$ 13,7 bilhões em crédito para expandir a produção, comprar máquinas e equipamentos e modernizar as propriedades rurais.

“Nós colocamos R$ 21 bilhões para financiar a safra de 2013/2014 da Agricultura Familiar. Para você ter uma ideia do quanto esses recursos ampliaram, vamos lembrar que, na safra de 2003/2004, o crédito disponível do Pronaf para a Agricultura Familiar era de R$ 5,4 bilhões. Chegamos nessa safra de 2013/2014 a R$ 21 bilhões e R$ 13,7 bilhões já foram contratados pelos agricultores familiares. Nossos agricultores familiares estão aproveitando esse crédito do Pronaf para custear suas atividades, para expandir sua produção, comprar máquinas, comprar equipamentos. São mais tratores, mais caminhões, equipamentos de irrigação e resfriadores de leite, aumentando a produtividade”.
Além do crédito barato, Dilma afirmou que o governo apoia a comercialização dos produtos da agricultura familiar com o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
“Esses programas, o PAA e o PNAE, são muito importantes, porque, primeiro, eles garantem uma renda certa para os produtores; segundo, eles colocam produtos frescos e saudáveis na merenda escolar das crianças, nas creches e nos hospitais. E, finalmente, vamos lembrar, eles movimentam a economia dos pequenos municípios”.
(Blog do Planalto)