Dilma: Hora do Enem melhora chances de estudante de baixa renda

Presidenta participou de lançamento da plataforma gratuita de estudo que dará oportunidade para que estudantes façam o Enem em condições de igualdade

Brasília - DF, 05/04/2016. Presidenta Dilma Rousseff durante durante lançamento do Programa Hora do Enem. Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

A presidenta Dilma Rousseff participou, nesta terça-feira (5), do lançamento do Programa Hora do Enem, plataforma de estudo interativa oferecida pelo Ministério da Educação que dará a oportunidade para que todos os estudantes do último ano do ensino médio façam o Enem em condições de igualdade.

“Vamos permitir que melhore o desempenho de quem não tem como pagar um curso especifico. O Hora do Enem vai permitir que se coloque à disposição do aluno um conjunto de programas a que ele pode ter acesso e escolher, além de utilizar nossa rede de TVs comunitárias e educativas. É um programa para as Jéssicas (personagem do filme ‘Que Horas Ela Volta?’) de nosso País. Um dos compromissos mais importantes do meu governo é, e será sempre, a democratização do acesso ao ensino superior”, afirmou Dilma.

A plataforma Hora do Enem, disponível em horadoenem.mec.gov.br e como aplicativo para android, vai oferecer mais de 600 vídeo-aulas, simulados e milhares de exercícios abrangendo toda a matriz de conteúdo do Enem. Com base em um diagnóstico individual, a ferramenta irá sugerir um plano de estudos personalizado para cada estudante, de acordo com o curso desejado.

hora-do-enem-dilma-estudantes-Foto-Roberto-Stuckert-FilhoPR (6)

Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

“Na medida em que vai permitir que se coloque à disposição do aluno um conjunto de programas que ele pode assistir, que ele pode ter acesso, que ele pode escolher, o programa irá garantir que o estudante tenha uma diversidade de acessos e, portanto, tenha cada vez mais uma melhoria na sua oportunidade”, reforçou.

Para a presidenta, a educação é a garantia de que os avanços sociais dos últimos 14 anos não retrocedam, já que atualmente a economia está baseada no conhecimento.

“É muito importante quando a gente pensa que nesse processo dos últimos 14 anos, em que milhões de brasileiros saíram da miséria, milhões de brasileiros ascenderam às classes médias, o que garante que não tenha volta atrás é a educação”, destacou.

Hora do Enem
No dia 30 de abril será realizado o primeiro simulado online para todos os 2,2 milhões de estudantes do último ano do ensino médio das redes públicas e particular. Ainda estão previstos mais três simulados: dias 25 de junho, 13 de agosto e 8 e 9 de outubro. As provas seguirão o mesmo formato das questões do Enem.

Caso o estudante não tenha computador em casa, o MEC oferecerá acesso em universidades e institutos federais, instituições particulares e escolas estaduais de ensino médio. Para isso, é necessário fazer inscrição para os locais de prova de 11 a 15 de abril, por meio da plataforma ‘Hora do Enem’.

Com estreia prevista para maio, o programa de TV “Hora do Enem”, novo programa da grade da TV Escola, ajudará na preparação dos estudantes com dicas de especialistas e comentários de professores.

Com duração de meia hora, será exibido todos os dias às 18h, com reprise às 7h, 13h e no fim de semana. Mais de 40 canais de todo o Brasil, entre TV´s universitárias e canais estaduais, irão reproduzir o programa em suas grades.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast