Do Paraná, deputado Enio Verri é o novo presidente da Itaipu Binacional

Indicação do nome do deputado federal pelo Paraná foi formalizada nesta quinta-feira, durante reunião com o presidente Lula e Gleisi Hoffmann, presidenta Nacional do PT

Gabriel Paiva

Enio Verri. Foto: Gabriel Paiva

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva nomeou o deputado federal Enio Verri (PT-PR) para a presidência da Itaipu Binacional, a segunda maior empresa braseira, atrás apenas da Petrobras. A indicação saiu após reunião na quinta no Palácio do Planalto com o futuro presidente e a deputada federal e presidenta Nacional do PT, Gleisi Hoffmann.

Economista e professor, Verri foi reeleito nas eleições de outubro do ano passado para o seu terceiro mandato como deputado federal pelo Paraná. Formado em Economia pela Universidade Estadual de Maringá, é doutor em Integração da América Latina (2003) pela USP (Universidade de São Paulo), com o trabalho “Reestruturação produtiva do Paraná nos anos 90: o papel da globalização e do Mercosul”.

Verri cumpriu dois mandatos na Assembleia Legislativa do Paraná, entre 2007 e 2014, foi secretário de Fazenda e de Governo de Maringá, chefe de gabinete do Ministério do Planejamento e secretário de Planejamento do Paraná.

Em seu Twitter, Verri disse que se sente honrado com o convite do presidente Lula. “Aceito o desafio e pretendo contribuir para o avanço econômico, tecnológico e social do nosso país”, escreveu o deputado.

Verri assume à presidência da empresa no ano em que Brasil e Paraguai devem revisar o Tratado de Itaipu, documento que trata de termos financeiros relacionadas à usina hidrelétrica.

Itaipu Binacional

Líder mundial na produção de energia limpa e renovável, Itaipu significa em tupi Guarani “a pedra que canta”. A empresa surgiu a partir da assinatura de documento entre o Brasil e o Paraguai, em 22 de junho de 1966. Para que a usina foi feita, foi precisa fazer uma obra desviando 150 metros do curso do Rio Paraná para a construção da barragem.

Para a construção da barragem, foram necessários 40 mil trabalhadores e cerca de 12,3 milhões de metros cúbicos de cimento. A hidrelétrica foi inaugurada em 5 de novembro de 1982 pelos presidentes do Brasil, João Figueiredo, e do Paraguai, Alfredo Stroessner.

Hoje, Itaipu responde por 19,3% da energia consumida no Brasil e 87,3% da do Paraguai. Com as turbinas em plena capacidade, a hidrelétrica consegue gerar 100 bilhões de quilowatts-hora.

Da Redação

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast