Domenico de Masi: Lula ainda é a maior liderança política do mundo

Ex-presidente recebeu nesta quinta (25) a visita do escritor e sociólogo italiano, a quem confidenciou: “Jamais trocarei a minha dignidade por minha liberdade”

Ricardo Stuckert

Domenico de Masi na Vigília Lula Livre

No livro “Ócio Criativo”, o sociólogo italiano Domenico de Masi sugere que o ser humano deve dedicar seu tempo a três partes distintas ao longo da vida: a si mesmo, à família e aos amigos e à coletividade. Curioso imaginar que, quase duas décadas depois, o autor da obra estaria frente a frente com alguém que fosse capaz de redefinir o conceito que ele próprio imortalizou no best seller publicado no ano 2000.

Ao visitar Lula nesta quinta-feira (25), em Curitiba, De Masi encontrou, segundo ele próprio, um homem cuja trajetória sempre deu peso maior aos interesses coletivos em detrimento a qualquer questão ou interesse pessoal – ainda que a dedicação a si mesmo e às pessoas próximas, mesmo do cárcere político, continuem incondicional.

Sociológo italiano Domenico di Masi

“O fato de estar mantido aqui como preso político não mudou em nada o prestígio dele lá fora. Lula continua sendo uma grande liderança do mundo, talvez a maior de todas”, avalia o sociólogo, que aumentou a lista de personalidades internacionais, entre artistas, políticos e pensadores, que decidiram ir até a Polícia Federal prestar apoio ao presidente com maior aprovação popular da história do Brasil.

Lula também confidenciou ao intelectual italiano a sua preocupação diante dos cada vez mais numerosos problemas brasileiros. Para além da preocupação do povo com a sua condição de preso político, o ex-presidente deixou claro que a luta maior é para salvar o país. “Lula me disse que não vai trocar a sua dignidade por sua liberdade e me pediu para que cada um de vocês que estão aqui façam o mesmo Para ele, a luta da esquerda é uma luta de longo prazo, mas ao fim deste caminho haverá uma esquerda muito maior”.

Sabato scorso in occasione del ricevimento offerto dall’ambasciatore del Brasile ai diplomatici della Food and…

Publicado por Domenico De Masi em Sexta-feira, 12 de junho de 2015

Por Henrique Nunes da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast